Empreendedorismo e saúde financeira: 3 dicas simples para quem quer abrir o próprio negócio

Nos últimos anos, mais do que nunca, o empreendedorismo vem se tornando algo cada vez mais comum, como parte dos sonhos e ambições para o futuro de muitos brasileiros. Principalmente por causa do avanço e popularização das tecnologias, as ideias e possibilidades estão cada vez maiores e mais diversas: o empreendedorismo digital, o empreendedorismo social e o empreendedorismo feminino são apenas três dos maiores exemplos dos tipos de empreendedorismo criados por essas novas oportunidades.

 

E se você deseja se tornar um dos vários exemplos de empreendedores de sucesso, existem vários passos a serem tomados desde o início dessa ideia – alguns deles mais elaborados, longos e difíceis, como um bom e detalhado planejamento financeiro, e outros mais simples e objetivos, mas não menos importantes, como fazer uma simulação de empréstimo, para entender se essa é a melhor opção para te ajudar a dar início ao seu sonho.

empreendedorismo financeiro

E para te ajudar com alguns desses passos, separamos três dicas muito simples mas também bem importantes que serão muito preciosas em várias etapas dessa jornada. Continue lendo para conferir!

 

1 – Anote tudo

Uma das mais comuns características de um empreendedor bem sucedido é a organização: ter tudo documentado e organizado de maneira simples de encontrar ajuda a saber tudo que está acontecendo, já aconteceu e precisa acontecer em todos os momentos, e também possibilita detectar eventuais erros e problemas na sua operação. E, para isso, não existe solução melhor e mais efetiva do que essa: anote tudo!

 

Tudo mesmo – desde planos, ideias e soluções até entrada e saída de dinheiro e materiais, tarefas, pendências e prazos. Ter todas as informações por escrito ajuda a organização e também a memória, evitando esquecimentos e garantindo que tudo seja cumprido conforme o esperado.

 

2 – Planeje para todas as possibilidades

Seja nos primeiros passos da criação e idealização do seu projeto até os projetos de expansão e melhora da operação: prepare-se para todas as possibilidades. Erros, acertos, imprevistos, perspectivas boas e ruins, otimistas e pessimistas – tudo precisa ser considerado e contar com um plano de ação e solução.

 

O futuro é imprevisível e até os planos mais precisos estão sujeitos a acontecimentos inesperados e diversos, mas ter um plano B, C ou até mesmo D pode ser o segredo para seguir em frente com os seus objetivos, não importa o que aconteça.

 

3 – Esteja preparado para falhar (mas não para desistir!)

Anotou, planejou, replanejou e executou e ainda assim falhou? Tudo bem. Falhas fazem parte do que é ser empreendedor, e acontecerão em diversos níveis e partes do caminho. Mas é importante lembrar que poucas falhas são eternas e poucos problemas são realmente impossíveis de solucionar. Se fazer o seu negócio dar certo é realmente o que você quer, prepare-se para a possibilidade de falhar, mas não desista de fazer acontecer. Determinação, resiliência e otimismo são partes essenciais do processo, e serão os pilares que te levarão ao sucesso.

 

E aí, gostou das nossas dicas? Conte aqui nos comentários qual foi a sua favorita, e também se tem mais alguma que você considera importante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *