Como redigir uma boa redação para o Enem?

O assunto redação do Enem preocupa os jovens que estão estudando para o vestibular, o que resulta na grande procura de aulas de redação Enem. Na última edição, em 2020, apenas 13,7% dos candidatos, que fizeram a prova, obtiveram uma nota acima de 800 na redação.

Diante desse fato, muitos vestibulandos se desmotivam por pensarem que ir bem na redação é extremamente difícil. No entanto, com estudo, calma e dedicação você conseguirá alcançar a nota desejada e compreender que a redação desse vestibular não é um bicho de sete cabeças. Portanto, acompanhe o conteúdo e analise as informações.

Treinamento: Aulas de redação Enem 

Como mencionado anteriormente, as aulas de redação Enem estão tendo uma grande procura por parte dos estudantes. E isso é algo extremamente positivo. Aulas preparatórias para redação vão ajudar você a entender a estrutura dos textos e, além disso, avaliar periodicamente a sua escrita.

Então, procurar por aulas de redação Enem é um dos grandes primeiros passos para poder obter uma nota satisfatória nessa área de conhecimento. Com as aulas, você vai aprender muito. Portanto, procure por profissionais capacitados que possuem bagagem e que te auxiliarão para um grande desenvolvimento ao longo do tempo.

enem redacao

Competências exigidas pela redação Enem

Primeiramente, antes de produzir uma redação Enem, é necessário saber sobre as competências que são exigidas na prova. São 5 competências e todas elas valem um total 200 pontos, ou seja, se você conseguir obter uma nota de 200 pontos nas cinco competências, a redação terá 1000 pontos, a nota mais alta que é possível atingir.

Sendo assim, estar ciente sobre as competências exigidas na redação do Enem é fundamental. Veja elas a seguir:

  • Demonstre domínio da norma culta;
  • Entenda a proposta do tema e desenvolva argumentos com base nas áreas de conhecimento;
  • Utilize fatos, opiniões, informações, entre outros conhecimentos, para defender a sua tese;
  • Usar conectivos e conhecimentos linguísticos na construção do texto;
  • Fazer uma proposta de intervenção acerca do tema abordado, que respeite os direitos humanos.

 

Em aulas de redação Enem as competências são um assunto muito importante. 

Texto dissertativo-argumentativo 

 

O texto dissertativo-argumentativo é um gênero discursivo cobrado em provas, muito conhecidas, de vestibulares, como o Enem e a Fuvest. Esse tipo de texto discute assuntos socialmente relevantes, em que o autor defende o seu ponto de vista através de argumentos.

A sua estrutura básica é composta por 3 fases: introdução, desenvolvimento e conclusão. Ficou curioso? Veja a seguir

Introdução

Nesta etapa, o autor tem que apresentar, de forma resumida, o que vai conter nos próximos parágrafos de seu texto. É extremamente importante deixar claro o assunto que é abordado pela proposta de redação e a posição que será defendida.

Desenvolvimento

A etapa de desenvolvimento o autor vai defender sua tese por meio da argumentação e, para que isso fique mais evidenciado e compreensivo para o leitor, é essencial citar exemplos para justificar o seu ponto de vista.

 

Conclusão

Esta é a última fase do texto, nela o autor deve relembrar o leitor, de forma resumida, alguns de seus argumentos para dar ênfase na veracidade da tese. E, além disso, propor uma solução para a problemática, ou seja, elaborar uma proposta de intervenção para eliminar ou diminuir a questão polêmica do tema discutido.

 

Progressão temática

 

Mesmo não sendo um termo muito citado quando o assunto aulas de redação Enem é tratado, o autor que tiver uma boa progressão temática, com certeza, ganhará muitos pontos na redação.

Resumidamente, essa progressão consiste em “manter o fio da meada”, ou seja, todos os parágrafos do texto precisam fazer sentido entre si. Para isso, é importante pensar na redação como pequenos blocos que, quando unidos, apresentam uma boa combinação.

Utilizar conectivos é uma excelente forma para dar continuidade ao texto, o seu uso dará seguimento aos seus pontos de vista sem deixar o texto maçante e estranho.

Tal fato, contribuirá muito para aumentar a nota e mostrar aos corretores que você possui um bom planejamento e repertório.

Ler e estudar redações nota mil

Com os conteúdos apresentados anteriormente, dá para concluir que o modelo de redação do vestibular possui uma estrutura padrão. Então, ler redações de pessoas que tiraram nota mil é uma ótima forma para estudar e compreender melhor como o modelo Enem funciona.

No entanto, praticar é ainda mais importante. Se você não estudar e treinar suas redações será extremamente difícil alcançar uma boa nota. Então, estude, procure por aulas de redação Enem e arrase.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *