COMO IMPLEMENTAR UM HOME OFFICE EFETIVO

Embora amplamente difundido nos últimos tempos, principalmente durante a pandemia causada pelo Covid-19, o home office ainda causa certa insegurança.

No entanto, essa nova forma de trabalho tem chamado a atenção dos gestores, devido ao aumento de produtividade de seus colaboradores.

Assim sendo, a empresa passa a avaliar quais aspectos tem contribuído para o aumento dessa produtividade investirem em ações que potencializem a motivação dos funcionários.

Contudo para que o home office efetivo seja uma realidade na rotina dos colaboradores, é fundamental considerar algumas dicas que tornem esse trabalho produtivo.

Fique conosco!

Home office: 5 dicas preciosas para colocar em prática já!

Para que sua rotina em home office seja realmente produtiva, algumas questões devem ser levadas em conta, confira quais são elas:

Evitar interferências externas

O primeiro passo para um home office é certificar-se que suas atividades não sofrerão interferências externas.

Para isso é preciso deixar acordado com os demais moradores, que seu trabalho não deve ser interrompido, mesmo para resolver uma demanda doméstica, como ir ao supermercado.

Além das distrações que podem ser pelas brincadeiras dos filhos, música e conversas, as redes sociais costumam fazer interrupções com suas notificações em diversos momentos.

Portanto, tenha foco e não permita que essas situações prejudiquem o andamento do seu trabalho.

Escolher um ambiente calmo e agradável

Calma e silêncio são características que devem ser consideradas para a escolha do ambiente em que será desenvolvido o home office.

Desse modo, quanto mais distante dos demais cômodos esse ambiente for, melhor.

Manter a organização e limpeza, além de contar com o material necessário para o desenvolvimento do seu trabalho é fundamental.

É importante solicitar aos membros de sua família, que evitem durante o horário comercial, música alta, televisão e barulho excessivo de demais eletrodomésticos, próximo ao local de trabalho.

Ter acesso a boas ferramentas

Boa parte das pessoas que precisam estar em home office efetivo possui uma grande dificuldade em comum, a falta de bons equipamentos de trabalho.

O recomendável é que se disponha de ferramentas com a mesma qualidade e tecnologia que são utilizadas no ambiente corporativo.

Em outras palavras, ter a sua disposição excelentes computadores, internet com boa velocidade, câmeras de boa resolução e microfones para que possa participar das reuniões online.

Definir e cumprir o horário de trabalho

Definir o horário de trabalho e cumprir sua jornada do início ao fim é essencial para que consiga realizar suas tarefas e entregar as atividades no prazo exigido.

De fato, é preciso considerar uma maior flexibilização de horários que acontece no home office efetivo.

Portanto, estipular um horário fixo de trabalho, vai evitar que sua vida pessoal e profissional seja comprometida, impedindo ainda que sua produtividade seja afetada.

 

Movimentar seu corpo

É muito comum que ao adotar o home office efetivo, as pessoas passem maior tempo sentadas, em frente ao computador, o que pode, além de aumentar o cansaço e piorar a postura:

  • Aumentar as dores de cabeça;
  • Visão cansada;
  • Negligenciar os cuidados com a saúde, como a prática de atividades físicas.

De maneira oposta, no ambiente empresarial existe uma maior movimentação do corpo, já que o profissional se desloca para almoçar, para resolver questões em outros departamentos.

Sendo assim, é necessário que sejam feitas pausas para alongar o corpo, ativar a circulação sanguínea e manter a sanidade mental.

Não hesite de aproveitar a flexibilidade de horários para incluir alguma atividade física em sua rotina.

Conclusão

Definitivamente o home office efetivo, é uma estratégia que as empresas passarão a adotar não só durante a pandemia, mas como um diferencial para atrair bons profissionais.

No entanto, para que essa modalidade possa ser bem aproveitada é fundamental oferecer boas condições aos colaboradores, por meio de soluções tecnológicas capazes de tornar os processos mais rápidos e fáceis.

De forma que o trabalho dos colaboradores seja prazeroso, eficiente e produtivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *