Home » Educação » Como escolher uma mochila para seus filhos?

Como escolher uma mochila para seus filhos?

Avise seus amigos:

Veja nossas dicas incriveis de como escolher uma mochila para seus filhos que seja resistente e não prejudique a postura.

Com algumas escolas retornando as aulas mesmo com a pandemia do corona virus, alguns pais já começam a se preocupar com o material escolar. Quando chega o período de volta às aulas os pais começam uma verdadeira corrida, o desafio é comprar a lista de materiais de seus filhos. O objeto de maior interesse dos alunos, e que geralmente são escolhidos pelos próprios, é a tão famosa mochila escolar.

É importante escolher a melhor mochila escolar para a saúde de seu filho. Os números mostram que este item corriqueiro pode ter sérias consequências na saúde dos pequenos. 75% das crianças europeias tem algum problema na coluna, enquanto que um estudo da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), realizado no Sergipe, mostrou que 30% das crianças observadas tinham algum desvio postural importante e 77,5% delas se queixava de dor nas costas.

Como escolher uma mochila para seus filhos

Algumas dicas podem soar simples mas ajudam bastante:

mochila crianças

Atenção ao modelo e peso

Quanto mais leve for a mochila, melhor é para comportar todo o material escolar necessário sem sobrecarregar a carga nas crianças. O peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso da criança. O ideal é que ela tenha alças acolchoadas e largas, para melhor estabilidade e conforto.

Para crianças até a idade pré-escolar o modelo ideal é o de rodinhas, pois com ele as crianças puxam a mochila ao invés de carregar todo o peso nas costas, porém a alça da mochila com rodinhas precisa ficar na altura do quadril da criança para que seja puxada da maneira correta e a escola precisa ter rampas ou poucas escadas.

A mochila tradicional é recomendada a partir dos 6 anos de idade e é uma das mais práticas, já que permite que o peso da mochila fique equilibrado sobre os dois ombros. Ainda assim, ela não deve ficar muito pesada, já que assim ela pode causar lesões na coluna da criança.  Exigem especial atenção para que a criança não tome o hábito de usá-las em apenas um dos ombros.

Já a mochila transversal pede especial atenção. Também conhecida como “bolsa carteiro”, ela não é ideal para carregar muitos materiais escolares, já que, por ficar apenas de um lado,pode causar danos ao ombro da criança. O modelo pode ser adquirido para uso em dias esporádicos, nos quais a criança não precisa carregar muitos livros e cadernos.

Resistência

Nem sempre vale a pena economizar comprando uma mochila bem simples, talvez investir em uma mochila mais resistente e mais cara valha a pena. Afinal, quem vai carregar a mochila é uma criança e isso nem sempre envolve muita delicadeza, digamos assim.E uma mochila muito barata talvez não dure muito.Preste atenção também:

  • Enchimento das alças, costas e barrigueira feitos com espumas firmes, densas, apoiam melhor. Busque uma mochila que seja bem acolchoada, para promover um maior conforto ao se movimentar.
  • Os modelos que contam com armações internas têm a versatilidade de transferir o peso da carga. Normalmente, estes modelos são compostos de duas varetas de alumínio e uma placa semi rígida de plástico.

Conclusão

Pois é caros leitores e leitoras, esperamos que tenham conseguido escolher uma mochila para seus filhos com sucesso com nossas dicas

Já falamos em outro artigo sobre bolsas de estudos do educa mais brasil, sugiro leitura.

Sugestões e dicas de novos artigos podem deixar nos comentários

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*