Vestibular: super dicas para passar!


Passar no vestibular é para muitos um bicho de sete cabeças. Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas fundamentais que ajudam você, vestibulando, a se preparar para a hora da prova.

Passar no vestibular e entrar na faculdade é algo que todo estudante sonha. Durante o ensino médio, é muito importante escolher uma carreira e se preparar para a jornada de processos seletivos. Veja como pequenas atitudes e muita disciplina fazem a diferença nos estudos.

Comece a se preparar para o vestibular. (Foto: Divulgação)

Comece a se preparar para o vestibular. (Foto: Divulgação)

Dicas para passar no vestibular

Exercitar com provas antigas

Consultando avaliações anteriores, o aluno passa a se acostumar com o estilo de cada prova, além de relembrar os assuntos estudados e que mais são abordados.

Leituras específicas e complementares

Ao estudar uma determinada matéria, é aconselhado investir em livros de teoria e prática que discutam detalhadamente cada assunto. Fora isso, pesquisar por artigos e publicações também colaboram a manter-se atualizado, já que muitos livros possuem uma abordagem um pouco antiga. Uma forma de guardar mais ainda o que foi lido é fazendo posteriormente um resumo.

Aproveitar as aulas

Assistir com atenção a cada aula é garantir o máximo de aprendizado. Apesar da rotina parecer um pouco difícil, é na sala de aula que o aluno tem o oportunidade para discutir e dialogar com o professor. Levando em consideração que é uma obrigação estar presente, nada melhor do que fazer valer a pena cada minuto.

Acompanhar as notícias

Saber o que está acontecendo no Brasil e no mundo todo é imprescindível. Muitas provas cobram assuntos da atualidade, colocando em pauta os últimos acontecimentos. Para não ser pego de surpresa, uma solução é sempre visitar sites de notícias, ler jornais e assistir aos noticiários na TV.

Qualidade de vida

Além de estudar, preocupe-se com a sua qualidade de vida. (Foto: Divulgação)

Além de estudar, preocupe-se com a sua qualidade de vida. (Foto: Divulgação)

Estudar, estudar e estudar pode ser exaustivo, por isso é importante prestar atenção na sua qualidade de vida. Quando nosso corpo está saudável e a nossa mente em paz, aprender fica ainda mais fácil. Para manter sua qualidade de vida lembre-se de realizar atividades físicas, se alimentar bem e prestigiar alguns momentos de lazer. Tudo isso é indispensável. Ao contrário do que muitos pensam, cuidar de si é também uma ótima dica para passar no vestibular.

Dormir bem

Nada de passar noites sem dormir para ficar estudando. O sono é uma necessidade do corpo. É através dele que conseguimos nos recompor. Reponha suas energias dormindo pelo menos 8 horas por dia.

Práticas de estudo

Tente examinar qual a melhor forma de estudo pra você. Muitas pessoas se dão bem estudando em grupo, compartilhando os conhecimentos. Outras preferem ficar sozinhas. Além disso, destinar um local específico para estudar é fundamental. Mantenha esse espaço limpo e organizado para que ele não se torne um problema.

Estudo diário

A disciplina é indispensável. Estabeleça uma rotina de estudo separando um período do dia para cair de cabeça nos livros.

Redação

Para se dar bem na redação, nada melhor do que escrever muito. Tente encontrar exercícios e pratique através da escrita. Compartilhe seus textos com professores e colegas para coletar opiniões.

O vestibular requer dedicação e concentração. (Foto: Divulgação)

O vestibular requer dedicação e concentração. (Foto: Divulgação)

Dia do vestibular

O psicológico não pode se abalar. A calma é sua principal aliada neste dia. Canalize sua mente para ficar em paz na hora H. Lembre-se que você se preparou para estar ali e não há o que temer. O vestibular é igual para todos e àqueles que estão com bem-estar psicológico saem na frente. Comece pelas disciplinas que são mais fáceis para que sobre mais tempo às difíceis. Não vale a pena perder muito tempo numa só questão. Atitudes como essas amenizam o temido “deu branco”.

 Tudo depende você

Estar afinado e calmo só depende das suas decisões. Siga as nossas dicas para passar no vestibular e aumente suas chances de entrar para a faculdade.

Recomendados para você:

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *