Telemedicina deve abrir o Mercado pra novas vagas!


Procurando emprego? Veja como a telemedicina deve revolucionar o mercado, confira conosco

No mundo atual, a tecnologia está presente em todas as partes. E uma das mais famosas e de maior atuação, tem sido a telemedicina. No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre as novas profissões que ela está criando e como será o futuro para estes empregos.

O que é a telemedicina?

telemedicina funciona

Indo direto ao assunto, a Telemedicina é uma área da telessaúde que oferece suporte diagnóstico de forma remota, permitindo a interpretação de exames e a emissão de laudos médicos à distância, tendo, para isso, o apoio das tecnologias da informação e comunicação (TICs).

Segundo define o Conselho Federal de Medicina na Resolução CFM nº 1.643/2002, ela representa o exercício da medicina através da utilização de metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde.

Desde a década de 90, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a importância dessa área médica, em especial para casos em que a distância é um fator crítico para a oferta de serviços ligados à saúde.A telemedicina no brasil, tambem se desenvolveu bastante desde entào.

Cabe dizer ainda que a telemedicina é exercida por profissionais de saúde devidamente capacitados, considerando as áreas avaliadas.

Para desenvolver uma Plataforma de Telemedicina é necessário a união de:

– Analista de sistemas;

– Desenvolvedores back-end;

– Desenvolvedores  front-end;

– Engenharia da computação;

– Web designer de usabilidade;

– Especialistas em internet;

– Segurança de dados;

– Analista e desenvolvedor de aplicativos mobile.

Para cada uma dessas áreas existe uma formação técnica ou superior próprias e é nesse sentido que devemos buscar a área que se adeque a nossa vocação e que tenha claro, um bom retorno financeiro.

Telemedicina e novas vagas

telemedicina vagas

No Brasil, as ações em Telemedicina vêm sendo realizadas desde a década de 90, porém de forma tímida. Um país com dimensões continentais, no entanto, tem muito a ganhar com a formação e a consolidação de redes colaborativas integradas de assistência médica a distância. Benefícios como a redução dos custos com transportes e comunicações e a possibilidade de levar a medicina especializada a regiões remotas do país fazem enorme diferença.

Com os problemas enfrentados por programas como o Mais medicos, ela tem se tornado cada vez mais ampla, com vagas em vários estados do Brasil, crescendo rapidamente e até criando novas profissões.

Tecnico em telemedicina

Dentro das carreiras do futuro, o Técnico em Telemedicina facilita a vida dos profissionais da saúde, oferecendo ferramentas para encurtar distâncias, como é o caso da videoconferência e dos exames com laudos médicos a distância realizados em Plataformas de Telemedicina.

Os profissionais de saúde precisam de todo suporte tecnológico e de treinamento para utilizar as ferramentas necessárias para o bom desempenho da Telemedicina e Telessaúde. O Técnico em Telemedicina fica responsável pela manutenção desta estrutura.

Conclusão

Esperamos que tenham curtido as nossas informações e que passem a pensar mais na medicina como uma carreira próspera e de futuro.

Sugestões e críticas podem ser deixadas nos comentários

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *