Sisutec: como funciona? como se inscrever?


Quer estudar e não tem dinheiro? Conheça tudo sobre o Sisutec, como funciona e como se inscrever em seus cursos e muito mais, clique e conheça!

O Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) é uma forma encontrada pelo MEC para ampliar o acesso à educação profissional no Brasil. O sistema tem como objetivo distribuir vagas gratuitas para cursos em instituições públicas e privadas.

Como funciona o programa Sisutec ?

sisutec

O Sisutec foi criado em 2013, como uma iniciativa do Ministério da Educação. No seu primeiro processo seletivo, que aconteceu no 2º semestre de 2013, ele disponibilizou 239.792 vagas gratuitas para cursos técnicos.

Em sua segunda edição, que ocorreu no primeiro semestre de 2014, o Sisutec ofereceu 291.338 vagas para 122 cursos de 937 unidades de ensino.

Os cursos técnicos gratuitos do Sisutec são oferecidos graças à parceria estabelecida com instituições de ensino, como é o caso dos institutos federais, escolas técnicas estaduais, universidades e entidades do sistema S (Senac/Senai). O Sisutec também se destaca como a mais importante via do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

As vagas do Sisutec atendem, preferencialmente, os estudantes que concluíram o Ensino Médio na escola pública ou com bolsa integral em uma instituição particular. O sistema também é adepto à Lei de Cotas, na qual as instituições federais reservam vagas para pretos, pardos e indígenas.

O Sisutec tem diversas opções de cursos técnicos gratuitos, tais como Enfermagem, Estética, Automação Industrial, Informática, Edificações, Alimentos, Eletromecânica, Geologia, Segurança do Trabalho, Paisagismo, Telecomunicações, Petróleo e Gás, Nutrição, Meio Ambiente, Eventos, Vestuário, Cervejaria, entre outros.

Como fazer sua inscrição no Sisutec?

Assim que o Sisutec abrir o período de inscrição, é necessário acessar o site oficial da iniciativa (www.sisutec.mec.gov.br) e encontrar o botão “Inscrições Online” no topo da tela. Ao clicar neste item, o usuário será direcionado para uma página de cadastro, onde precisa preencher o formulário com os dados pessoais. Para se inscrever no sistema, o candidato precisa ter participado da edição mais recente do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e obtido uma nota acima de zero na prova de redação.

Dentro do painel do Sisutec, o usuário deve escolher duas opções de cursos técnicos por ordem de preferência. O sistema também permite consultar a nota de corte, ou seja, a menor nota para ficar entre os selecionados em um curso. A nota do ENEM é o principal critério de classificação do Sisutec.

Depois de encerrar as inscrições, o Sisutec divulga a lista dos candidatos classificados. Quem não for convocado imediatamente pode aguardar a segunda chamada e a lista de espera.Ja falamos aqui anteriormente sobre outros programas bem legais do governo, como o Pronatec ou o Educa mais. Sugiro a leitura.

Espero que tenham curtido as informaçoes!

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *