Sistec mec: aprenda tudo sobre ele!


Conheça tudo sobre o sistec mec e veja como ele pode te ajudar!

O Sistec MEC é um sistema informatizado, desenvolvido pelo Ministério da Educação, para melhorar a educação brasileira e simplificar os procedimentos que antes eram considerados extremamente burocráticos. Essa tecnologia é pioneira e tem facilitado várias ações no âmbito do ensino em todo o país.

Nos últimos tempos, o governo tem investido na educação e modernizado o sistema para conceder oportunidades. O Sistec reúne vários dados das instituições de ensino, que até pouco tempo atrás eram arquivados em papel e não de forma digitalizada. Quem não sabe lidar com o sistema, precisa conhecê-lo a fundo e entender as principais funções.

O que é o Sistec MEC?

sisutec

O Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) foi lançado pelo MEC em 2008, com o propósito e simplificar várias ações educacionais. A plataforma é formada por dados de todas as unidades de ensino, públicas e particulares, que oferecem cursos técnicos que nível médio e formação inicial e continuada (FIC).

Como funciona o Sistec MEC?

Parece complicado imaginar a mecânica do Sistec, mas na verdade ele funciona de forma bem simples: a unidade de ensino solicita o pré-cadastro, o órgão valida o pré-cadastro. A instituição pré-cadastrada encaminha a solicitação de pré-cadastro de um determinado curso, então o órgão faz a validação do curso. Por fim, a unidade de ensino usa o Sistec para registrar os alunos matriculados.

O procedimento descrito acima é válido apenas para os cursos técnicos. No caso da formação inicial e continuada, não existe a necessidade de validação.

O Sistec oferece várias funções interessantes que facilitam a gestão escolar. O usuário do sistema pode cadastrar grupos de alunos e registrar diferentes status, como evasão, conclusão, transferência interna, transferência externa e modalidade de pagamento. Também existe a possibilidade de validar diplomas nacionalmente através do Sistec.

Como se cadastrar no Sistec MEC?

Inicio das inscrições sisutec 2014

A unidade de ensino pode fazer o pré-cadastro no Sistec MEC pela internet. Confira o passo a passo:

1. Acesse o portal sitesistec.mec.gov.br.

2. Clique no item Pré-cadastro da unidade de ensino, que se encontra na coluna do lado esquerdo da tela.

3. Coloque o código de acesso e o CPF do responsável pela unidade de ensino para conseguir seguir para a próxima página.

4. Preencha o formulário eletrônico com todas as informações solicitadas.

5. Assim que o pré-cadastro for aceito pelo órgão validador, a unidade já pode cadastrar os seus cursos técnicos e fazer as matrículas.

Como acessar o Sistec?

Depois de realizar o pré-cadastro, a unidade de ensino precisa garantir a segurança e a privacidade do seu acesso. Acompanhe a seguir o passo a passo para conseguir acessar o sistema:

1. Acesse novamente o portal sitesistec.mec.gov.br.

2. Clique no item “Acesso ao Sistec”, que se encontra logo abaixo do botão de pré-cadastro.

3. Na próxima página, clique em “solicitar acesso”.

4. Na próxima janela, adicione o CPF e preencha o formulário com dados pessoais. Nesse momento também é preciso criar uma senha alfanumérica com quatro letras e dois números (isabe13, por xemplo).

5. Assim que o sistema relatar que o seu cadastro no SSD foi concluído, você já tem condições de acessar o Sistec com o seu usuário.

6. Pronto! Na próxima tela, você só precisa colocar o CPF e a senha criada para conseguir logar no sistema e utilizar todos os recursos.

Conclusão

Espero que tenham curtido as informações pessoal, já falamos aqui de um programa bem bacana da iniciativa privada que pode te ajudar a estudar que é o educa mais brasil. Sugiro a leitura do artigo.

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Creampie