Senai Piaui: cursos inscrições e mais!


mConheça os cursos do Senai Piaui! A qualificação profissional amplia as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho. Com ela os trabalhadores são ainda mais valorizados pelas empresas e contam maior possibilidade de conquistar melhores cargos e salários no decorrer da vida profissional.

Há mais de 70 anos o Senai se compromete em ofertar cursos de qualidade, de formação técnica e de capacitação profissional para todos os trabalhadores que pretendem ou já exercem alguma função nas indústrias. A instituição também possibilita a formação gratuita, através de programas criados com apoio do governo federal.Já falamos aqui sobre o senac gratuidade que é bem interessante, mas hoje vamos entender mais sobre os cursos do senai Piauí

Senai Piaui cursos inscrições e mais!

História do Senai Piaui

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai foi criado em 1942 com o objetivo de qualificar profissionais do Brasil todo para trabalharem nas indústrias, tendo papel efetivo na empregabilidade e no desenvolvimento industrial em diversas regiões do país. Até hoje o Senai é a referência na qualificação de mão de obra para este setor.

O Senai é uma instituição privada, no entanto, recebe apoio do governo federal e das próprias indústrias para que cursos gratuitos também sejam ofertados em todas as unidades espalhadas pelo país. Atualmente, esses cursos livres de mensalidades e taxas são oferecidos através do programa de aprendizagem e pelo Pronatec.

No Piauí o Senai possui diversas unidades, tanto na capital Teresina quanto no interior do estado, em cidades como Parnaíba e Piripiri. Diversos cursos são ofertados nessas unidades e em muitos deles as inscrições podem ser feitas em qualquer período do ano.

Cursos Senai Piauí

Os cursos do Senai Piauí são basicamente divididos entre duas modalidades, o técnico e o de iniciação profissional. Nesses dois tipos de cursos é possível conquistar bolsa através do Pronatec, para isso, basta realizar inscrição dentro do prazo determinado em cada unidade.

Os cursos técnicos contam com duração aproximada de 800h, portanto, exige que o estudante compareça as aulas no Senai durante dois anos. O aprendizado se dá por meio de aulas teóricas e práticas, sendo necessário até que o trabalhador realize algumas horas de estágio para conquistar o diploma. Os principais cursos técnicos do Senai Piauí são o Técnico em Alimentos e o Técnico de Edificações.

Vagas gratuitas são ofertadas através do Pronatec. (Foto: Divulgação)

Vagas gratuitas são ofertadas através do Pronatec. (Foto: Divulgação)

Já os cursos de iniciação profissional contam com duração média de 160h e são mais flexíveis, pois as aulas geralmente são ministradas apenas uma ou duas vezes por semana. Esse tipo de curso é mais curto por ser extremamente específico e capacitar o profissional para exercer apenas uma determinada função. Diversos cursos de iniciação profissional são oferecidos no Senai Piauí, entre os mais populares estão Eletricista Instalador , montador de moveis( como guarda roupa, guarda roupa e outros)e o de Montador e Reparador de Computadores.

Inscrições

Cada curso possui um cronograma de inscrições e abertura de novas turmas, portanto, é necessário consultar o site do Senai Piauí ou comparecer em uma das unidades da escola para conferir os prazos de matrícula.

Vale lembrar também que cada curso possui seus próprios pré-requisitos para a inscrição, como idade e escolaridade mínima para a matrícula. Os preços também variam, sendo os de iniciação profissional mais em conta do que os cursos técnicos.

Endereços Senai Piauí

Senai Teresina: Av. Industrial Gil Martins, 1810, 5º andar, Ed. Albano Franco

Bairro: Redenção – CEP 64017-650 – Teresina/PI. Fone: (86) 3218-3000.

Senai Piripiri: R. Avelino Resende, 231, CEP 64260-000. Fone:(86) 3276-1713

Senai Parnaíba: R. Ceará, 1340 – Bairro Ceará, CEP 64215-500. Fone: (86) 3321-1183

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *