Senac MG: historia, cursos e mais!


O Senac MG se destaca como uma importante instituição de ensino profissional, que se empenha na capacitação de trabalhadores para atuar nas empresas comerciais de Minas Gerais. Além de ser atuante nos municípios mineiros, o Senac está presente em todos os estados do Brasil.

As escolas do Senac MG estão situadas nas cidades de Belo Horizonte, Araxá, Diamantina, Ituiutaba, Uberlândia, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Contagem, Patos de Minas, Betim, Três Corações, Varginha, entre outras. Todas as unidades contam com instalações modernas e bem equipadas, ou seja, preparadas para a realização dos cursos profissionalizantes e de nível superior.

História do Senac MG

senac mg

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) iniciou as suas atividades em 1946, com o propósito de formar profissionais para trabalhar no comércio de bens, serviços e turismo. A chegada da instituição no estado de Minas Gerais contribuiu muito com o desenvolvimento das empresas, além da superação de problemas sociais e econômicos.

Em Minas Gerais, o Senac é administrado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais – Fecomércio MG. Por causa disso, a instituição de ensino conta com o apoio de várias empresas e estimula o encaminhamento dos seus alunos no mercado de trabalho.

Cursos oferecidos pelo Senac MG

O Senac MG oferece cursos nas áreas de Artes, Beleza, Comércio, Comunicação, Design, Educacional, Gestão, Produção de Alimentos, Hospitalidade, Idiomas, Informática, Lazer, Conservação e Zeladoria,  Meio Ambiente, Moda, Saúde, Segurança, Social, Telecomunicação e Turismo.

Diferentes modalidades de ensino são trabalhadas pelo Senac Minas Gerais. A instituição de destaca com a oferta de capacitação, que são os cursos rápidos e ótimos para se aperfeiçoar. Também há turmas para cursos técnicos, com uma habilitação mais focada nas necessidades do mercado de trabalho. Em algumas escolas do Senac também é possível fazer graduação, pós-graduação, extensão e educação à distância.

Confira a seguir alguns cursos oferecidos pelo Senac MG, conforme a modalidade:

senac mg pronatec

Capacitação: florista, técnicas básicas de patchwork, depilador, cabeleireiro, unhas decoradas, maquiador, promotor de vendas, vitrinista, pintor de obras, web designer, bartender, confeitaria para casamentos, entre outros cursos.

Cursos técnicos: logística, secretariado, marketing, contabilidade, administração, enfermagem, farmácia, comércio exterior, segurança do trabalho, entre outros.

Graduação: administração, ciências contábeis, hotelaria, gastronomia e gestão da qualidade, entre outros cursos.

Pós-graduação: MBA em gestão educacional, marketing de varejo, gestão empresarial, gestão de projetos, gestão ambiental, gestão gastronômica, entre outros cursos.

Educação à distância: administração, recursos humanos, tecnologia em gestão pública, tecnologia em marketing, tecnologia em comércio exterior, entre outros cursos.

Cursos gratuitos Senac MG

O Senac MG também executa iniciativas de inclusão social, com o objetivo de oferecer cursos profissionalizantes gratuitos para aqueles que não podem pagar as mensalidades. As vagas são disponibilizadas através de dois programas:

Programa Senac de Gratuidade (PSG): contempla os alunos de baixa renda com bolsas de estudos para cursos técnicos e de capacitação. Para participar, é necessário ter renda per capita familiar inferior a dois salários mínimos por mês.

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec): é uma iniciativa do governo federal que amplia o acesso a educação profissional e tecnológica em todo o país.

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *