Programa Senac gratuidade: VEJA COMO FUNCIONA!


Programa senac gratuidade esta revolucionando o ensino! Precisa se qualificar pro mercado e está sem dinheiro?  Veja como se inscrever e como funciona

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) é uma das principais instituições brasileiras de educação profissional. A rede tem o objetivo de formar os seus alunos para trabalhar no comércio de bens, serviços e turismo. Quem não tem condições de pagar um curso do Senac, pode contar com o Programa de Gratuidade.

senac gratuidade psg

O Programa SENAC de Gratuidade (PSG) foi criado com o objetivo de atender a necessidade da população de baixa renda. A iniciativa contempla quem não tem dinheiro para pagar as mensalidades do curso técnico ou de formação inicial e continuada (FIC).

O PSG tem sido de grande ajuda para os jovens que buscam a primeira oportunidade de emprego, que já atuam no mercado de trabalho ou que simplesmente buscam qualificação profissional para crescer na carreira.

Como funciona o Programa Senac de Gratuidade?

O PSG foi instituído em 2009 para reservar vagas gratuitas nos cursos profissionalizantes do Senac. O programa está presente em todo Brasil e cabe a cada estado anunciar a oferta de oportunidades à população.

O Senac Gratuidade é voltado para estudantes de baixa renda, ou seja, com renda familiar mensal de até dois salários mínimos (R$1.448,00) por pessoa.

Para se tornar um bolsista do programa, é necessário estar cursando ou já ter concluído a educação básica ou ser um trabalhador (empregado ou desempregado). O PSG dá preferência aos candidatos que atendem as condições de aluno e trabalhador ao mesmo tempo.

Os beneficiários do Programa Senac de Gratuidade não pagam nada para fazer um curso de educação profissional. Dependendo da unidade de ensino, eles recebem material didático, uniforme, auxílio transporte e alimentação.

Inscrição Programa Senac de Gratuidade

senac psg

Para se inscrever no programa de bolsas do Senac é muito simples, basta preencher uma ficha com informações pessoais, que está disponível no site do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de cada estado. As unidades do Senac também disponibilizam este formulário para preenchimento.

O departamento regional é responsável por anunciar as vagas gratuitas e abrir o período de inscrição para as bolsas de estudo.  O número de oportunidades varia conforme a demanda local.

Processo Seletivo Senac Gratuidade

O processo seletivo é baseado no Índice PSG, um cálculo matemático que considera vários fatores relacionados ao candidato (renda, condição de trabalho, núcleo familiar e escolaridade).

Se o candidato for selecionado, ele deve comparecer à unidade do Senac dentro do prazo, portando documentos comprobatórios para fazer a sua matrícula.

Encontre mais informações nas Diretrizes do Programa Senac de Gratuidade.

Bom pessoal, espero que tenham curtido as dicas

Dúvidas e sugestões deixem logo aí abaixo nos comentários!

Recomendados para você:

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Creampie