Segunda Via Cartão do SUS


Saiba como solicitar a segunda via Cartão do SUS

Não é desleixo da pessoa se um objeto for perdido ou esquecido em algum lugar. Muitas vezes estamos na correria do dia a dia, com isso acabamos esquecendo algumas coisas ou dando menos atenção. Saiba que se isso aconteceu com você, não se desespere, pois é possível solicitar uma Segunda do seu cartão do SUS. Entenda mais como o cartão do SUS funciona e o que será necessário para solicitar um novo.

A quem se destina o cartão do SUS?

O cartão do SUS está disponível para todos os cidadãos que quiserem solicitar atendimentos pelo meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele é requerido no ato do atendimento, junto com um documento de identificação com foto.

cartao sus segunda via

Com o cartão do SUS é possível realizar consultas, marcar exames e muito mais. As pessoas com plano de saúde também poderão fazer o cartão do SUS e solicitar o atendimento da rede pública de saúde ilimitadamente e em qualquer situação.

Como Fazer o Cartão do SUS

Atualmente há dois modelos do cartão do SUS; Um deles é o digital, que é através de um aplicativo disponível para aparelhos Androide.

O outro modelo é o cartão comum, que já conhecemos há muito tempo. O problema do cartão comum são as perdas e o desgaste com o decorrer do tempo, mas isso não chega a ser tão preocupante, já que podemos solicitar uma Segunda Via do Cartão do SUS a qualquer momento nos postos aptos à emissão do mesmo.

Veja como fazer o cartão do SUS digital e também como fazer o cartão da forma tradicional:

Modo tradicional (Cartão Físico):

Para solicitar o cartão do SUS de plástico, será necessário ir a um posto de atendimento apto a emitir os cartões, portando as documentações:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência.

O cartão é confeccionado no ato da solicitação e também é entregue no mesmo dia, basta espera apenas o tempo para produção e validação do mesmo.

Cartão Digital (Smartphone):

Para ter acesso ao cartão digital do SUS, será necessário ter em mãos um Smartphone Android com memória livre suficiente para download e instalação do APP que se encontra na Play Store.

Após o Download, basta preencher com todas as suas informações, CPF, RG, Endereço, Tipo Sanguíneo e outras mais. É necessário ter atenção no ato do preenchimento, pois todas as informações são consideradas importantes para o Ministério da Saúde e para agilizar o seu atendimento, caso necessite.

Consultar Cartão do SUS

Segunda via cartão SUS

Não se desespere em caso de perda do seu Cartão do SUS, pois a solicitação da segunda via é fácil e prática. No mesmo local onde foi realizado a primeira via do cartão, será possível solicitar um novo cartão em caso de perda, danos ou roubo.

Lembre-se de levar os documentos abaixo para uma segunda via do cartão SUS:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência.

Caso você não possa ir solicitar uma nova via do cartão, poderá fazer esta solicitação pelo Smartphone.

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *