Prouni 2020: saiba como funciona esse programa do governo


Quer estudar mas precisa de ajuda para pagar as mensalidades da faculdade? Conheça o Prouni 2020 !

Em 2004, o Governo Federal criou um programa que revolucionaria o acesso ao ensino superior no Brasil, chamado Programa Universidade para todos, mais conhecido como Prouni. Desde seu surgimento, muitos são os estudantes beneficiados pelo programa e o objetivo principal é conceder bolsas de estudos integrais e parciais (50%) para estudantes que querem acessar instituições privadas de ensino superior, seja em cursos de graduação ou sequenciais de formação específica.

Quem pode participar do Prouni 2020?

prouni 2020

 

O programa é muito amplo, podem participar pessoas que:

  • Tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • tenham cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • seja pessoa com deficiência;
  • seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos com grau de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.

Entretanto, para concorrer às bolsas integrais, o candidato deverá comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Como se inscrever no prouni 2020?

prouni 2020

Estudantes interessados em participar devem aguardar a edição 2020.1 já que as oportunidades ofertadas pelo programa são semestrais, com as inscrições realizadas nos meses de janeiro e junho. O prazo estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) para chamada regular é de quatro dias, portanto, é importante não deixar para última hora. Confira o passo a passo inscrição Prouni:

1. Acessar o site: as inscrições Prouni são realizadas exclusivamente pelo site do programa. A opção de inscrição só estará disponível no período estabelecido no cronograma Prouni, disponibilizado pelo MEC.

2. Inscrição Prouni: em seguida será solicitado seu CPF e o número de inscrição do último Enem, juntamente com a senha cadastrada. Ao preencher, o sistema irá mostrar os seus dados e a nota obtida no Enem, você deve confirmá-los ou realizar alteração, caso necessário.

3. Questionário: na sequência é preciso responder ao questionário de inscrição, com algumas perguntas obrigatórias como dados pessoais e financeiros seu e do seu grupo familiar.

4. Opções de cursos: para finalizar a inscrição você deve escolher duas opções de curso do seu interesse para concorrer à bolsa. Você pode filtrar pelo nome da instituição de ensino, município ou curso. Ao indicar alguma dessas opções é hora de escolher as graduações que tem relação com a pesquisa, disponibilidade, bem como de acordo com o seu perfil socioeconômico indicado no momento do preenchimento do questionário.

Ao escolher o curso é preciso informar se já é aluno da instituição e definir qual a modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência). Quando finalizar, com a confirmação das informações, é a vez de escolher mais um curso, repetindo novamente esse processo.

O processo seletivo do Prouni possui etapa gratuita e única de inscrição e é feita exclusivamente pela internet, por meio da própria página do Prouni.

Depois voce irá aguardar o resultado, e quando ele sair deverá se dirigir a instituição escolhida, com seus documentos.

Conclusão

Esperamos que tenham curtido as informações ok?

Durante o período de inscrição, será possível alterar suas opções, mas será considerada válida a última inscrição confirmada. Nesse ano vários programas do governo estão em destaque, como o educa mais brasil e tambem o programa sisu. Conheça e participe!

Gostaram? Dúvidas e sugestões, deixem nos comentários!

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *