Prouni 2015: aprenda tudo sobre esse programa!


Conheça o Prouni 2015, um dos principais programas de acesso à educação superior. Saiba quais são os requisitos e como participar.

Se você é jovem e pretende ingressar na faculdade, deve conhecer a fundo os benefícios do Prouni. Leia este artigo e tire suas principais dúvidas.

Faça a sua faculdade com o Prouni. (Foto: Divulgação)

Faça a sua faculdade com o Prouni. (Foto: Divulgação)

O que é o Prouni 2015?

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Governo Federal, com ajuda do Ministério da Educação, para aumentar as oportunidades aos jovens que acabaram de concluir o ensino médio. O sistema concede aos estudantes inúmeras bolsas integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas.

Desde 2004, o programa tem se tornado uma das mais utilizadas vias de acesso a faculdade. Milhares de estudantes no Brasil inteiro já conseguiram concluir a graduação pagando menos ou até mesmo nada. Segundo informações do Governo, mais de 1,4 milhões de bolsas já foram distribuídas, sendo que 70% destas são integrais.

A prova do Enem

Para se inscrever no programa, o aluno deverá ter realizado a última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A avaliação é a única forma de garantir a participação no Prouni. Através da nota da prova, o aluno irá concorrer com os demais para tentar conquistar uma vaga na faculdade.

Todos os anos há uma edição do Enem. No ano posterior, o jovem poderá participar das duas edições anuais do Prouni, uma no começo do primeiro semestre e a outra no fim do mês de junho. A primeira edição anual do Prouni é a que apresenta mais oportunidades de vagas.

Como se inscrever?

O Prouni distribui bolsas parciais e integrais. (Foto: Divulgação)

O Prouni distribui bolsas parciais e integrais. (Foto: Divulgação)

As inscrições no Prouni 2015 já estão encerradas. Àqueles que desejam participar, devem aguardar até as próximas seleções do ano que vem.

Através de um sistema online, integrado ao Enem, o aluno consegue realizar sua inscrição no Prouni. Os dados de login são os mesmos utilizados no cadastro do Enem. Como citado anteriormente, essas inscrições são abertas duas vezes por ano. A cada edição, instituições de todo país disponibilizam um número de vagas diferente.

Para se inscrever no processo seletivo, o aluno precisa escolher duas opções que deseja concorrer. Dentre as alternativas na cidade escolhida, o estudante tem a chance de optar por dois cursos distintos ou iguais, sem a necessidade de concorrer dentro da mesma instituição. Isso aumenta as chances do jovem conquistar pelo menos uma vaga.

Além disso, deverá escolher por bolsas parciais ou integrais. Cada curso/instituição apresentam ofertas diferentes, sendo que nem sempre há as duas opções. Para isso, o aluno informará dados sobre a renda familiar. Dependendo da renda, o aluno terá direito a concorrer a um ou dois tipos de bolsa.

Com o decorrer do período das inscrições, o aluno poderá acompanhar seu desempenho no processo seletivo, avaliando qual a sua colocação no curso escolhido. Caso perceba que dificilmente passará na opção adotada, poderá alterar sua escolha. O estudante pode mudar suas opções quantas vezes achar necessário, desde que respeite o período de inscrição.

Outras informações

Se aprovado, o estudante deverá concluir sua matrícula comparecendo na instituição portando documentos pessoais e comprobatórios de renda e escolaridade. Aqueles que não forem aprovados de imediato podem aguardar o resultado da segunda chamada e lista de espera.

Cada pessoa tem direito a uma única bolsa do Prouni. Caso o aluno se matricule e depois de um tempo desista do curso, não poderá mais se inscrever no Prouni.

Para saber conhecer outras informações do Prouni 2015 acesse o site oficial.

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Creampie