Conheça o Prouni 2015, um dos principais programas de acesso à educação superior. Saiba quais são os requisitos e como participar.
Se você é jovem e pretende ingressar na faculdade, deve conhecer a fundo os benefícios do Prouni. Leia este artigo e tire suas principais dúvidas.
O que é o Prouni 2015?
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Governo Federal, com ajuda do Ministério da Educação, para aumentar as oportunidades aos jovens que acabaram de concluir o ensino médio. O sistema concede aos estudantes inúmeras bolsas integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas.
Desde 2004, o programa tem se tornado uma das mais utilizadas vias de acesso a faculdade. Milhares de estudantes no Brasil inteiro já conseguiram concluir a graduação pagando menos ou até mesmo nada. Segundo informações do Governo, mais de 1,4 milhões de bolsas já foram distribuídas, sendo que 70% destas são integrais.
A prova do Enem
Para se inscrever no programa, o aluno deverá ter realizado a última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A avaliação é a única forma de garantir a participação no Prouni. Através da nota da prova, o aluno irá concorrer com os demais para tentar conquistar uma vaga na faculdade.
Todos os anos há uma edição do Enem. No ano posterior, o jovem poderá participar das duas edições anuais do Prouni, uma no começo do primeiro semestre e a outra no fim do mês de junho. A primeira edição anual do Prouni é a que apresenta mais oportunidades de vagas.
Como se inscrever?
As inscrições no Prouni 2015 já estão encerradas. Àqueles que desejam participar, devem aguardar até as próximas seleções do ano que vem.
Através de um sistema online, integrado ao Enem, o aluno consegue realizar sua inscrição no Prouni. Os dados de login são os mesmos utilizados no cadastro do Enem. Como citado anteriormente, essas inscrições são abertas duas vezes por ano. A cada edição, instituições de todo país disponibilizam um número de vagas diferente.
Para se inscrever no processo seletivo, o aluno precisa escolher duas opções que deseja concorrer. Dentre as alternativas na cidade escolhida, o estudante tem a chance de optar por dois cursos distintos ou iguais, sem a necessidade de concorrer dentro da mesma instituição. Isso aumenta as chances do jovem conquistar pelo menos uma vaga.
Além disso, deverá escolher por bolsas parciais ou integrais. Cada curso/instituição apresentam ofertas diferentes, sendo que nem sempre há as duas opções. Para isso, o aluno informará dados sobre a renda familiar. Dependendo da renda, o aluno terá direito a concorrer a um ou dois tipos de bolsa.
Com o decorrer do período das inscrições, o aluno poderá acompanhar seu desempenho no processo seletivo, avaliando qual a sua colocação no curso escolhido. Caso perceba que dificilmente passará na opção adotada, poderá alterar sua escolha. O estudante pode mudar suas opções quantas vezes achar necessário, desde que respeite o período de inscrição.
Outras informações
Se aprovado, o estudante deverá concluir sua matrícula comparecendo na instituição portando documentos pessoais e comprobatórios de renda e escolaridade. Aqueles que não forem aprovados de imediato podem aguardar o resultado da segunda chamada e lista de espera.
Cada pessoa tem direito a uma única bolsa do Prouni. Caso o aluno se matricule e depois de um tempo desista do curso, não poderá mais se inscrever no Prouni.
Para saber conhecer outras informações do Prouni 2015 acesse o site oficial.