Pronatec: cursos, como funciona e quem pode fazer


Aprenda tudo sobre o pronatec, como funciona, quem pode fazer, que cursos contempla e muito mais!

Com o crescente desenvolvimento do Brasil, a demanda de funcionários mais qualificados é gigantesca, portanto cada vez mais serão necessários cursos profissionalizantes, que ofereçam funcionários de maior qualidade técnica para o mercado, sendo justamente esta a função do Pronatec, que proporciona a possibilidade de pessoas com condições financeiras menores ingressarem em cursos técnicos que possam colocá-las no mercado de trabalho, para competirem de igual para igual com pessoas de maior abundância financeira.

O público alvo do Pronatec é aquele com maior defasagem financeira, tendo preferência jovens que cursam o Ensino Médio ou até mesmo que já cursaram, contando que sejam oriundos da rede pública de educação. Também estão na área de preferência, todos aqueles que recebem algum benefício social do Governo Federal, como por exemplo o Bolsa-Família.

O que é o Pronatec

O Pronatec é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que vai oportunizar o ingresso de alunos em cursos técnicos, que podem ser em redes federais de ensino, como as famosas escolas técnicas federais, que oferecem uma gama gigantesca de cursos. Também estão disponíveis os Serviços Nacionais de Aprendizagem (Senai e Senac).

pronatec inscrição

 

Os cursos técnicos disponíveis são os mais variados, tendo disponibilidade em diversas regiões, agregando muito aquilo que seja de maior demanda local, ou seja, o cursando poderá após a conclusão do curso técnico, já ingressar em algum emprego em sua própria região, proporcionando assim uma via de mão dupla, onde vai receber um bom salário e também contribuir para o desenvolvimento mais tecnificado de sua região.

Objetivos do Pronatec

Um dos objetivos do Pronatec é democratizar os programas de ensino, onde consegue ofertar cursos para aqueles que provavelmente nunca teriam condições de custearem um curso técnico de qualidade e muito menos teriam condições de conciliar mensalidades com Ensino Médio ou com seu trabalho, ou seja, com esta medida o Governo Federal consegue democratizar esta etapa do ensino.

Outra questão importante é qualificar o Ensino Público brasileiro, com mais escolas técnicas e também com mais escolas técnicas integradas, que conseguem manter o aluno durante todo o dia na instituição, passando assim uma demanda muito maior de ensino e entregando para a sociedade melhores profissionais, com mais carga horária de aprendizado e mais bagagem de experiências, que só um curso integrado pode proporcionar.

Como já citado, estas medidas são de vital importância para que o mercado de trabalho brasileiro consiga avançar junto com o desenvolvimento do país, fazendo assim com que não seja necessária a importação de funcionários.

Para inscrever-se e saber mais do Pronatec, acesse o site oficial clicando AQUI.

Espero que tenham gostado. Já falamos aqui anteriormente sobre 2 programas interessantes tambem, como o educa mais brasil e o Prouni. Clique e conheça.

Até a próxima!

 

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *