Prominp: saiba tudo sobre essas bolsas!


O Prominp é o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural, que visa introduzir alunos em cursos de níveis básicos, médios e superiores, dentro de 175 categorias selecionadas dentro do nicho de atuação. Iniciativa é da Petrobras e vem tendo total sucesso, podendo oferecer muitas ótimas oportunidades para potenciais alunos e também qualificando o profissional brasileiro, tendo em vista que esta área está em contante evolução e a cada dia requer mais demanda de profissionais. Já falamos anteriormente de outros programas como o Educa mais  ou o Prouni, mas será interessante também conhecer o prominp.

O programa está em constante evolução e busca a cada dia mais concentrar mais alunos dentro de um aprendizado de qualidade. As vagas são ofertadas para alunos que sejam aprovados na prova de qualificação, que utiliza modelos padrões de vestibulares nacionalmente conhecidos. As provas aplicadas são de conhecimentos gerais, ciências exatas e tudo aquilo mais que estiver de acordo com a exigência (dependendo do grau do curso escolhido pelo concursando).

 

Bolsas Prominp

prominp bolsas

Após ser aprovado e estar no Prominp, o aluno pode requisitar bolsas, para que assim consiga bancar os custos de seus estudos. Estas bolsas são equivalentes ao grau do curso, portanto o nível básico vai ganhar menos que o médio que por sua vez ganhará menos que o superior. Os valores divulgados são de 300 reais para nível básico, 600 reais para nível médio e 900 reais para nível superior.

Para entrar com o pedido de bolsa o aluno deve estar desempregado, devidamente matriculado no Prominp e não receber nenhum outro tipo de bolsa relacionada a apoio estudantil e aposentadoria. Apoios socioeconômicos como o Bolsa Família são permitidos em conjunto as bolsas do Prominp, ou seja, alunos com condições mais debilitadas e que necessitam destas medidas do Governo Federal, não serão prejudicados.

Um dos fatores muito interessante destas bolsas é o fato de que o aluno deverá ter uma conduta adequada para manter o benefício, onde a média em todas as disciplinas (em provas realizadas) tem que ser maior ou igual a 8.0, ou seja, alunos com desempenho menores que esse estarão perdendo o benefício e saindo da lista de  beneficiários. Obviamente o aluno também não poderá reprovar em nenhuma matéria.

Outro fator interessante é a presença, onde alunos que recebam apoio do Prominp, não podem ter níveis de presença menores que 95%, mostrando assim que o investimento busca gerar resultado e exige que aquele aluno que recebe financiamento do programa, deve contribuir dentro de sala de aula e estar presente em praticamente todas as aulas do curso, tendo uma margem justa de 5%, pois em alguns casos extremos poderá ausentar-se das aulas.

Gostaram das informações?

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *