ProJovem trabalhador: Como funciona? Quem pode fazer?


Quer saber sobre o que é o ProJovem trabalhador? Seu objetivo e benefícios? Veja tudo isso a seguir que esse texto é pra você! Vamos explicar tudo sobre esse projeto e suas vantagens, como participar e etc. Não perca mais tempo e saiba mais!

O artigo de hoje é pra você que é jovem e tem muita vontade de aprender e ter experiências profissionais mas tem dificuldades pra isso.

projovem

 

O que é o ProJovem trabalhador? Qual sua finalidade?

O ProJovem trabalhador é um programa nacional de inclusão do jovem amparado pelo Governo Federal, ele tem o objetivo de auxiliar jovens de entre 18 e 29 anos a se profissionalizarem, para que quando cheguem ao mercado de trabalho já estejam preparados, porque muitos desses jovens não tiveram oportunidades de estudar e se profissionalizar em algum durante a adolescência.

O ProJovem trabalhador é mais voltado ao público que sabe ler e escrever mas que não conseguiu concluir o ensino médio, e sabemos que como o mercado de trabalho está cada dia mais exigente e necessitado de profissionais mais especializados, as oportunidades para esses jovens ficam muito inferiores, então esse programa oferece uma nova oportunidade para os jovens interessados em fazer algum curso.

Os participantes do programa recebem uma bolsa auxílio de R$100,00 em até seis parcelas, mediante comprovação de presença e frequências nas aulas do curso de 75%. O programa é destinado à jovens membros de famílias com renda familiar de apenas até 1 salário mínimo.

Sobre os cursos

Os cursos são diversos, você tem que se inscrever no programa pra escolher um do seu interesse. Os de qualificação profissional tem 250 horas/aula, os de qualificação social tem 100 horas/aula, totalizando o curso de qualificação em 350 horas/aula.

O curso de qualificação tem o objetivo de estimular novas oportunidades de trabalho para esses jovens trabalhadores no mercado, com a melhoria de sua inserção social, maior cultura e educação, noção de negócios, visão de empreendedorismo e etc, ou seja, um futuro melhor pra todos.

O ProJovem tem parcerias com os governos estaduais e municipais e também com iniciativas privadas, isso melhora cada vez mais a propagação do programa pelo país.

O ProJovem trabalhador é uma unificação de outras ações como o Consórcio Social da Juventude, Empreendedorismo Juvenil, Escola de Fábrica e Juventude Cidadã.

Requisitos para participar do ProJovem trabalhador

  • Ser membro de família que tem renda per capta de até 1 salário mínimo;
  • Ter de 18 a 29 anos;
  • Cursou ou está cursando o ensino médio ou fundamental.

Faça seu cadastro no site: http://portal.mte.gov.br/politicas_juventude/projovem-trabalhador-1.htm

 

Esperamos que o texto de hoje tenha lhe ajudado, para maiores dúvidas e sugestões nos deixem comentários, ok?

Até a próxima!

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *