Plataforma Freire: o que é? como funciona?


Plataforma Freire pode ajudar os professores a mudar o rumo da educação no Brasil, aprenda como funciona!

Os professores encontram muitas dificuldades na rede pública de ensinos, pensando nisso o MEC criou a Plataforma Freire, que ajuda a diminuir essas dificuldades. Neste artigo você vai saber tudo sobre esse sistema.Sugiro que leia tambem nosso artigo sobre o educa mais brasil que também é bem legal.

Saiba o que é a Plataforma Freire

A Plataforma Freira foi criada pelo MEC (Ministério da Educação), e serve como porta de entrada para os professores da educação básica mudarem para instituições públicas de ensino superior. Seu nome é uma homenagem ao educador Paulo Freire. Os professores devem manter os seus currículos atualizados no sistema, e podem informar os cursos que vão realizar e também fazer as matriculas. Para ter acesso a todas as ferramentas é necessário fazer um cadastro.

plataforma freire

Como cadastrar o currículo na Plataforma Freire?

A única forma de ter acesso a todas as opções é realizando um cadastro, para isso é necessário entrar no site(http://freire.capes.gov.br/) e clicar em “primeiro acesso”, lá deve ser preenchido todos os dados pessoais, entre eles o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o nome completo, escolher uma senha, e informar um e-mail. Quem já te o cadastro clica em “já sou cadastrado”, informa o CPF e a senha, depois clica em autenticar, e poderá utilizar as ferramentas.

 

Como configurar o perfil na Plataforma Freire?

O professor pode colocar uma foto em seu currículo, para isso basta clicar no local, um pouco em baixo disso, existe um espaço para escrever um resumo. Em seguida deve salvar a página e ir para a próxima etapa, onde pode informar as suas qualificações profissionais, na sequência deve ser informado às escolas onde trabalhou e as disciplinas lecionadas. Ainda existe espaço para informar sobre projetos que você desenvolveu. Também pode informar sobre a participação em bancas avaliadoras, congressos ou publicação de artigos.

plataforma freire funciona

Cursos oferecidos

Depois que o professores realizou todo esse processo, pode clicar em “previsão de ofertas de cursos”. Nesse local é possível encontrar ofertas de futuros cursos de qualificação, essa busca pode ser feita por estados, quem desejar pode fazer uma pré-inscrição. A pesquisa é simples, o professor deve escolher a área do conhecimento, e o site irá informar quais as opções disponíveis.

 

Realização do curso escolhido

O site informa para a secretária de educação os inscritos, e irá validar as inscrições. O professor pode acompanhar esse procedimento através da Plataforma. O sistema faz parte do desenvolvimento do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, e procura melhorar a capacitação dos docentes.

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *