todays papers online help with earth science homework authors paper a citation apa research in kurt decision evaluation essay based kraiger

Papiloscopista – tudo sobre essa profissão!


Veja o que faz um papiloscopia e onde fazer seu curso, explicamos tudo de forma fácil e simplificada

No mundo atual, as pessoas estão procurando profissões cada vez mais diversificadas e que fogem do lugar comum. No artigo de hoje por exemplo, vamos falar do profissional papiloscopista. O papiloscopista é o profissional dos quadros da PF responsável pelos procedimentos de identificação criminal.

Vamos te contar tudo sobre essa profissão e como encontrar na internet a melhor opção em curso para papiloscopia

O que faz um papiloscopista?

indo direto ao assunto, a Papiloscopia é um método técnico-cientifico de identificação humana por meio de impressões papilares, ou seja, são reproduções dos desenhos encontrados nas papilas dérmicas palmares (mãos) e plantares (pés), sendo as impressões digitais (dedos) as mais difundidas.

o que faz papiloscopista

É um método comparativo entre uma impressão papilar de autoria desconhecida em relação a outra já conhecida. Desse exame, será elaborado um Laudo Pericial Papiloscópico, que será sempre conclusivo. Esse laudo afirmará se a impressão sob questionamento pertence ou não a determinado dedo. Quando não for possível afirmar de modo positivo ou negativo, significa que não há condições técnicas suficientes para análise.

Entre as funções dispensadas a este profissional estão:

  • análise de fragmentos encontrados em locais de crime
  • manuseio de cadáveres
  • coleta e perícia de materiais
  • análise e comparação das digitais de recém-nascidos para identificação de sequestro ou troca na maternidade
  • operação de equipamentos eletrônicos e laboratoriais (elementos químicos, arquivo de imagens)
  • armazenamento de informações em banco de dados
  • comparação técnica de impressões papilares (digitais)

REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Quanto costuma ganhar esse profissional?

Um Perito Papiloscopista ganha em média R$ 4.708,00 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais de acordo com o CAGED do MTE e pesquisa do Salario.com.br no período de 07/2018 até 02/2019 com um total de 6 salários. Os salários são altos por que normalmente o profissional é concursado.

Onde encontrar vagas?

Normalmente as vagas são oriundas de concursos públicos, por isso você tem que ficar de olhos nos concursos abertos para seu estado.O concurso de papiloscopista é idêntico ao concurso de agente e escrivão em termos de fases do concurso, o que muda são as matérias e conteúdos cobrados.

É recomendado que o profissional tenha algumas características próprias que vão auxiliar nos trabalhos. Entre eles, mãos perfeitas, firmes, que saibam manusear os instrumentos de forma precisa; uma boa visão, para captar pequenos detalhes nos fragmentos coletados; muita preparação psicológica, para lidar com situações tensas e insalubres; bastante paciência, pois a pressa pode prejudicar detalhes; muito treinamento; além do conhecido “jogo de cintura”.

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que as informações tenham sido úteis e que consigam fazer seu curso de papiloscopista com sucesso

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *