Novo Ensino Medio 2019- tudo sobre ele!


Entenda o que muda de verdade com o Novo ensino medio 2019 e como os estudantes podem estar atentos as mudanças.

Que o ensino em nosso país deve refletir nossa sociedade, todos nós sabemos. E se a sociedade está em constante evolução, assim também deve ser o nosso ensino educacional. Por isso hoje, remos mostrar tudo relativo ao novo ensino medio 2019 e o que muda de verdade.

Em fevereiro de 2017, o presidente da República sancionou a Medida Provisória nº 748/2016 que flexibiliza alguns aspectos do Ensino Médio. Tendo passado por mais de 560 emendas de senadores e deputados, o texto (agora Lei) implicou na mudança de assuntos polêmicos acerca da Reforma do Ensino Médio.

Veja, abaixo, as demais mudanças do Novo Ensino Médio.

Novo Ensino Medio 2019 – do que se trata?

novo ensino medio

O que gera mais dúvidas sobre o Novo Ensino Médio é sobre o que os alunos irão cursar durante essa fase. As matérias de português, matemática e inglês continuaram a ser obrigatórias a todos os alunos durante os 3 anos do ensino. Além da língua materna, no caso de escola indígenas.

Mas logo no primeiro ano, os alunos poderão escolher quais áreas irão querer se aprofundar de acordo com o seu interesse profissional e/ou vocação. As opções estão distribuídas em 4 áreas de conhecimento, assim como o ENEM, e divididas em uma carga horária de 1800 horas totais.

Mudanças na Carga horária

Aumento da carga horária: Antes da MP virar lei, a carga horária do ensino médio era definida em 800 horas anuais. Com a sanção, as escolas terão cinco anos para ampliar essa carga para mil horas anualmente, divididas em 200 dias letivos.

Ensino em tempo integral: De maneira progressiva, todas as escolas de ensino médio passarão para tempo integral, tendo seu horário ampliado para 1.400 horas, o equivalente a sete horas diárias. Isso será possível com a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral do Governo Federal, a qual prevê o repasse de R$ 1,5 bilhão, ao longo de dois anos, para a conclusão da implementação. Esse auxílio será de dez anos.

novo ensino medio 2019

Carga horária BNCC: o conteúdo da BNCC não poderá exceder 1.800 horas do total da carga horária do ensino médio.

NOVO ENSINO MÉDIO E O ENEM 2019

De acordo com especialistas, o exame deve sofrer modificações para abarcar as mudanças trazidas com a reforma do ensino médio. Estudiosos da área educacional acreditam que o Enem deverá ser restrito às 1.800 horas do currículo comum entre as escolas, visto que os itinerários formativos serão diferentes em cada instituição e dependerá da escolha de cada aluno.

Conclusão

Esperamos que tenham ficado contentes com as informações sobre o novo ensino medio 2019. Já falamos aqui sobre as bolsas do Educa mais Brasil 2019, sugiro a leitura do artigo!

Sugestões de novos artigos pode deixar nos comentários

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *