Ministério do Emprego: como ele pode te ajudar?


Saiba tudo sobre o Ministério do Emprego e descubra como ele tem contribuído com os trabalhadores de todo país. Aprenda a fazer uma denúncia junto ao MTE e a entrar em contato com a ouvidoria.

Todo trabalhador tem direito a um emprego com carteira assinada e boas condições de trabalho. Se a empresa não cumpre suas responsabilidades, é possível denunciá-la ao Ministério do Trabalho e até mesmo conseguir uma indenização.

O MTE pode ser de grande ajuda para resolver problemas trabalhistas. (Foto: Divulgação)

O MTE pode ser de grande ajuda para resolver problemas trabalhistas. (Foto: Divulgação)

O que é o Ministério do Emprego?

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é um ministério do governo brasileiro que tem com objetivo cuidar das relações de trabalho. Ele atua em defesa aos direitos do trabalhador e faz de tudo para que as normas legais sejam cumpridas pelos empregadores.

O MTE iniciou a sua história em 1912, com a criação da Confederação Brasileira do Trabalho. O órgão se comprometeu, desde o início, a fazer valer as reinvindicações dos trabalhadores, como jornada de 8 horas, indenização por acidente de trabalho, salário mínimo fixo, entre outros benefícios. Atualmente, o MTE é comandado pelo ministro Manuel Dias.

Com o passar dos anos, o Ministério do Trabalho foi reforçando o seu compromisso para com o povo brasileiro. Ele ampliou os direitos trabalhistas, garantindo benefícios como férias, licença maternidade, hora extra, décimo terceiro salário, abono e seguro desemprego. As empresas que não seguem as normas do MTE acabam sendo punidas.

Como o Ministério do Emprego pode te ajudar?

Para fazer uma denúncia, procure um posto de atendimento do MTE. (Foto: Divulgação)

Para fazer uma denúncia, procure um posto de atendimento do MTE. (Foto: Divulgação)

O Ministério do Emprego pode ajudar os brasileiros de diversas formas, através dos seus postos de atendimento espalhados em todo país e pelo serviço de ouvidoria.

Quando o trabalhador se sente prejudicado pelo empregador, ele deve procurar um posto do MET para fazer uma denúncia. O Ministério pode ser de grande ajuda em diferentes situações, como falta de registro em carteira, trabalho escravo, atraso salarial, jornada excessiva, seguro desemprego, maus tratos, entre outras.

Depois de receber a denúncia, o Ministério entra em contato com o empregador e vai até a empresa para averiguar o caso. É comum o fiscal do MTE solicitar documentos que comprovem o cumprimento das leis trabalhistas. Caso a irregularidade seja comprovada, a empresa recebe uma multa e é obrigada a regularizar tudo.

Muitos trabalhadores, quando percebem que a empresa possui alguma irregularidade, ficam calados porque sentem medo de fazer a denúncia e perder o emprego. Quem tem esse receio pode ficar descansado, pois o Ministério do Trabalho recebe denúncias anônimas através da sua ouvidoria.

Atendimento MTE

Se o trabalhador deseja falar a respeito de legislação trabalhista, abono salarial, seguro desemprego e programas sociais, ele deve entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone 158. O serviço fica disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

A maioria das pessoas liga para central de atendimento para se informar a respeito do seguro desemprego. Também há muitas ligações sobre o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), pedindo orientações para preencher declaração, fazer acertos e outras ações trabalhistas.

O trabalhador brasileiro ou mesmo o empregador pode entrar em contato com a ouvidoria através de outros canais, como internet, carta ou comparecendo pessoalmente ao posto de atendimento. Esse serviço não recebe apenas denúncias, mas também sugestões, reclamações, críticas e elogios.

Ligue para o número 158 e converse com um ouvidor do MTE.

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *