Mestrado para professores: entenda aqui como funciona!


O programa de Mestrado, que atualmente é fundamental para profissionais que querem lecionar, tem o intuito de se estender àqueles professores que em sua época não tiveram oportunidade de fazer Mestrado para professores. O objetivo é tornar o mercado mais preparado e, consequentemente, fornecer um aprendizado melhor para os alunos que dependem desses professores.

 

O preparo para exercer essa profissão é, sem dúvidas, necessário e por isso precisa de pessoas empenhadas e devidamente preparadas para tal. Professores da educação básica, por exemplo, que lecionam em escolas públicas contam hoje com a oportunidade de receber bolsas para realizar cursos de mestrado profissional. 

 

As bolsas são concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Esse é o mesmo órgão responsável por analisar a eficiência e qualidade dos cursos de Mestrado disponíveis nas universidades brasileiras. A bolsa de estudos para Mestrado, oferecida pela Capes, é destinada a professores da rede pública da educação básica, regularmente matriculados em cursos de mestrado profissional ofertados pelas instituições de ensino superior, que devem ser devidamente aprovadas pela Capes.

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Esse programa, que visa incentivar o Mestrado para professores, passou a ser chamada de Bolsa de Formação Continuada. Ao entrar para o programa, o professor faz o compromisso de continuar em exercício na rede pública por um período de pelo menos cinco anos após a conclusão do mestrado. E há punição quando não o requisito não é cumprido pelo aluno-bolsista, isso implicará na devolução dos valores aplicados. Sendo assim, o professor que optar por sair da rede pública antes do prazo estipulado, terá que devolver o valor da bolsa, que é de aproximadamente R$ 1.200,00 multiplicados pelos meses de curso.

 

Normalmente o tempo do curso é de 24 meses e pode variar. Dependerá de como a instituição programou o cumprimento da grade horária vigente.

 

Mestrado para professores – Mestrado Profissional

 

O mestrado profissional é uma modalidade de mestrado criada em 1998 pela CAPES, do Ministério da Educação, e tem a finalidade de ser um curso para o profissional. Como é o caso do professor que já atua na área, mas quer buscar algo a mais para sua carreira.

 

Nas últimas décadas, podemos acompanhar no contexto educacional um crescimento no uso das novas tecnologias, tal crescimento não corresponde, na mesma proporção, ao desenvolvimento de pesquisas necessárias para que tais recursos possam impactar na melhoria da qualidade de ensino no Brasil. Por isso, o Mestrado para professores, surgiu com o intuito de trazer os professores para um melhor desempenho de suas aulas, aproximando o aluno de seus métodos de ensino e garantindo a aprendizagem dos estudantes.

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O Programa de Pós-graduação em Educação tem como objetivo realizar estudos e pesquisas sobre processos educativos escolares e não escolares envolvendo temáticas filosóficas, históricas, políticas, sociológicas e antropológicas da história da Educação brasileira. Desse mesmo modo, são de interesse investigativo a formação, a profissionalização dos professores, o trabalho do docente e o processo de ensino-aprendizagem nos diferentes níveis e modalidades da educação brasileira.

É visível que hoje em dia os alunos precisam de mais envolvimento com a didática utilizada pelo professor. Principalmente quando se trata de Ensino Médio e Superior, quando os alunos já buscam focar em áreas mais específicas, as quais pretendem seguir como profissão. Nesse momento, o papel do professor é muito importante e precisa ser bem preparado.

 

Esse é um dos objetivos do Mestrado profissional para professor, reciclar as ideias e ajudar a elaborar melhores planos de ensino, que vão integrar o conhecimento do professor com o aprendizado do aluno, afim de obter ótimos resultados a curto prazo.

 

De maneira geral, o curso destina-se a todos os profissionais que estejam interessados em aprofundar pesquisas na área educacional. Principalmente às relacionadas às Linhas de Pesquisa do Programa e a profissionais da educação que exerçam atividades na docência. Cabe também para a coordenação pedagógica e gestão nos mais diferentes espaços educativos e em órgãos ligados à área educacional.

 

Quais as áreas disponíveis no Mestrado para professores

 

Se você é professor e está buscando por oportunidades especiais nesse momento da sua vida, o Mestrado para professores pode ser seu aliado. Muitas escolas das redes públicas e privadas estão incentivando seu corpo docente a investir nesse campo de estudos. É importante não só para a instituição, mas também para o professor e alunos envolvidos.

 

Entre os mais buscados, estão os seguintes mestrados para docentes:

 

  • Educação;
  • História;
  • Geografia;
  • Física;
  • Química;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa e Redação;
  • Sociologia;
  • Antropologia;
  • Artes;
  • História da Arte;
  • Política e Economia;
  • Estrutura dos solos;
  • História do Brasil.

Essas são apenas algumas das diversas áreas disponíveis para que o professor possa aprimorar seus conhecimentos e garantir melhores resultados em sala de aula. Com o currículo mais completo, o professor estará apto a desempenhar melhores trabalhos que farão com que o aluno sinta mais prazer em estudar. É necessário se dedicar e investir no mestrado, mesmo que lecione em alguma escola. Além disso, as oportunidades de crescimento serão ainda maiores.

 

Mestrado para professores – Vantagens

 

São diversas vantagens de procurar um Mestrado para professores, mas entre elas está a ampliação de contatos profissionais, e este é um dos principais ativos de um mestre. É preciso se lembrar que as pessoas que frequentam este tipo de especialização geralmente ocupam posições no mercado de trabalho e, como isso, pode surgir novas oportunidades para você.

 

Outra questão importante e bem abordada no mestrado é o desenvolvimento do pensamento crítico e da consciência. O professor que busca um Mestrado, na maioria dos casos, já tem a prática do mestre, mas não são os mesmos quando comparados com aqueles que já passaram por um curso de mestrado. Então, desenvolver o pensamento crítico e o nível de consciência, fornecerá uma visão mais objetiva do que o professor busca no momento.

 

Por fim, o prestigio, que é um ponto não associado apenas com o centro de estudo, mas também está relacionada com a imagem positiva do professor. Ao se interessar pelo curso, ele estará se projetando como profissional que optou por se especializar em uma determinada área ou ramo para mostrar o seu diferencial e valor no mercado. Vale a pena encarar esse novo desafio.

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