Mediotec: o novo Pronatec! Cursos, inscricoes e mais!


Uma das principais propostas de mudança para o Brasil que o novo governo do país apresentou foi a mudança do ensino médio. E mesmo causando polêmica quando anunciada, em 2016, a proposta têm dividido a população entre aqueles que apoiam e os que não apoiam a nova modalidade de ensino médio que será aplicada aos jovens brasileiros no futuro. Confira a seguir as principais características da mudança.

O que é o MedioTec e quais suas principais características?

É uma iniciativa do governo para reformular a educação no Brasil, e o MedioTec é realizado em parceria com o Pronatec, sendo uma extensão do mesmo. O MedioTec surgiu na Medida Provisória 746/2016, que pretende modificar e reformar o ensino no país. Essas mudanças serão exclusivas para os jovens estudantes do ensino médio brasileiro, a partir de 2018, mesmo que algumas regiões do país já comecem a receber as mudanças a partir de julho de 2017.

mediotec

Porém ao contrário do Pronatec o MedioTec deve ser cursado juntamente com o ensino médio, que agora vai oferecer cursos técnicos para estudantes do ensino médio, nas mais diversas áreas do conhecimento profissional.

O estudante que participar terá o diploma no ensino médio e também o do curso técnico em conjunto. A principal intenção da reforma do ensino médio é que o estudante estude em período integral, 8 horas por dia. Os cursos terão carga horária total de 800 horas.

O MedioTec foi pensado junto com a nova reforma do ensino médio, e o Governo Federal vai repassar cerca de R$800 milhões para o programa, para que sejam implantadas as mudanças e abertas 82 mil vagas inicialmente por todo o país. O número de vagas deverá aumentar no futuro.

Inicialmente a preferência de gastos e da aplicação do programa será para os estados com mais carência escolar, tais como Goiás, que receberá 11.447 vagas, Minas Gerais, que vai contar com 16.785 vagas, além do Piauí, com 6.435 vagas e também São Paulo, que somará mais de mil vagas ao todo.

Algumas outras chances devem surgir também, segundo o próprio MEC, para alunos do ensino médio das redes públicas na área de cultura. Apenas no setor cultural surgirão aproximadamente 20 mil vagas.

Já foram confirmados os seguintes cursos técnico: administração, logística, eletrotécnica, edificações, enfermagem, informática, mecânica, radiologia, redes de computadores, segurança do trabalho, analises clinicas, automação industrial, estética, eletrônica, mecatrônica, química, eventos, saúde bucal, açúcar e álcool, telecomunicações, farmácia, mineração, metalurgia, meio ambiente, análises químicas, guia de turismo, manutenção e suporte em informática, petróleo e gás, alimentos, agropecuária e plásticos. Os cursos variam para a necessidade de cada região;

Possíveis instituições parceiras do programa serão os Sesi, Senac, Senai, Sesc, Senar, Sescoop e Sest de todos os estados brasileiros.

Como funciona o Mediotec

A intenção é que o aluno faça o curso técnico e também faça estágio em empresas. O estudante terá a opção de escolher as matérias de matemática, ciências da natureza, linguagens, ciências humanas e formação técnica e profissional. Ainda não está definido a disponibilização do período das vagas.

pra quem está na busca do Emprego, recomendo o Emprega Sao jose, que é bem bacana!

Bom pessoal, espero que tenham curto as informações, até a próxima!

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Creampie