Interpretação de texto: veja como aprender!


Conheça técnicas de interpretação de texto e aprenda a ir muito além de uma simples leitura das palavras. Veja também dicas e cursos que podem ser de grande ajuda na hora de desenvolver essa habilidade.

Você, em algum momento da sua vida, já deve ter passado pela seguinte situação: leu e releu um texto, mas não conseguiu entender absolutamente nada da mensagem. Esse tipo de reação é bastante comum e a falta de atenção não é a única causa. Muitas pessoas não compreendem de verdade o que leem porque não sabem interpretar.

A interpretação de texto vai muito além da leitura. (Foto: Divulgação)

A interpretação de texto vai muito além da leitura. (Foto: Divulgação)

A arte da interpretação de texto é algo fundamental para conseguir tirar uma boa nota no Enem ou passar no vestibular. Essa habilidade é usada, sobretudo, para compreender enunciados longos ou mesmo relacionar os textos de apoio de uma proposta de redação.

O que é a interpretação de texto?

A interpretação de texto nada mais é do que um processo, que passa por três etapas para que a mensagem seja entendida com sucesso. Primeiro temos a pré-compreensão, que consiste numa primeira leitura de um texto relacionado a uma área que você já tem conhecimentos prévios.

Em um segundo momento acontece a compreensão. Nessa etapa, o leitor entendeu o significado das palavras e a explicação, mas agora está buscando compreender as justificativas, que, na maioria das vezes, não está explícito.

Por fim, a terceira etapa é a interpretação em si, que consiste na resposta que você dará ao texto. Complicado? Nem tanto. Pense em criar um diálogo com a informação e tente ver além do que as palavras são capazes de mostrar.

Como aprender a interpretar textos?

Se tiver dúvidas sobre o significado de uma palavra, recorra ao dicionário. (Foto: Divulgação)

Se tiver dúvidas sobre o significado de uma palavra, recorra ao dicionário. (Foto: Divulgação)

Separamos algumas técnicas que ajudam a interpretar textos. Confira:

Recorra ao dicionário

Ao fazer a primeira leitura, procure identificar as palavras que você desconhece os significados e procure-as no dicionário. Dessa forma, é possível compreender melhor a ideia do texto e ainda por cima ampliar o vocabulário.

Leia e leia de novo

Se a primeira leitura não foi o bastante, então não hesite em ler novamente. Busque as palavras mais importantes de cada parágrafo e organize a significação de cada parte do texto na sua mente. Uma dica interessante é ler os enunciados das questões antes de iniciar uma segunda leitura.

Interpretação é treino

Interpretação de texto é puro treino, por isso é tão importante criar o hábito da leitura e formular a sua curiosidade sobre diversos assuntos. Para exercitar leia romances, reportagens, crônicas, contos, entre outros estilos de texto. Não se limite apenas ao que a internet tem a oferecer, mas busque jornais e revistas (leitura no papel favorece a interpretação!). Quem lê com frequência também exercita a concentração e amplia a bagagem cultural.  

Quer aprender mais?

Se você deseja aprender um pouco mais sobre interpretação de texto, então realize o curso online do Portal Educação. O conteúdo, composto por videoaulas, materiais em PDF e exercícios, mostra como melhorar a capacidade de ler, interpretar e produzir. O investimento é de apenas R$ 147,90. Aproveite e bons estudos!

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *