competitive interactions between apis and bombus nuclear energy in todays worl apa format argumentative essay art essays examples my trip to school essay published research papers in computer science

Inscrição Enem: veja como fazer a sua!


Saiba tudo sobre o Enem 2015, uma prova que facilita o ingresso no ensino superior. Confira informações de como será a prova e o passo a passo para fazer a inscrição enem.

Você está preparado para a prova mais esperada do ano? Se não, aconselhamos ficar de olhos abertos porque as inscrições do ENEM 2015 estão prestes a começar. Se sim, idem, pois quem se antecipa, sai na frente. Espera-se que os candidatos para a prova poderão se cadastrar no próximo mês (maio). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(INEP) já deu início aos preparativos para a próxima edição do ENEM, a qual tem previsão de bater o recorde em inscrições.

O Enem ajuda a realizar o sonho de entrar na faculdade. (Foto: Divulgação)

O Enem ajuda a realizar o sonho de entrar na faculdade. (Foto: Divulgação)

Por que fazer o ENEM 2015?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998 para avaliar o desempenho dos alunos ao chegarem ao fim desta etapa, pois assim seria possível mensurar e analisar a situação educacional no país. Com o decorrer dos anos, o ENEM passou a proporcionar um excelente benefício: uma porta de entrada ao ensino superior. A partir de 2009, a prova começou ser um mecanismo de seleção para estudantes que desejavam ingressar em uma universidade federal. Há alguns anos, o ENEM também oferece oportunidade de conseguir bolsas de estudos em instituições particulares.

Como será a prova do ENEM 2015?

Assim como nos outros anos, os candidatos terão as provas divididas em 2 (dois) dias. Provavelmente no primeiro sábado de novembro, seguindo a tradição, os estudantes terão que solucionar 90 questões, sendo que metade corresponde ao tema de Ciências Humanas e suas Tecnologias e as restantes às Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O mesmo acontece no domingo, no qual serão respondidas perguntas de Matemática e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além da Redação.

A redação do ENEM 2015 terá um peso significativo na nota final e espera-se que ela seja do tipo dissertativa. Normalmente o tema abordado faz relação a algum acontecimento ou fato da atualidade.

Como podemos notar, há muito a ser estudado. O Exame é considerado complexo e exigente. Quem quer de fato conseguir uma vaga numa faculdade deve estudar muito e se preparar psicologicamente. Com dois de provas, o ENEM pode ser avaliado como desgastante, por isso manter o corpo e a mente bem dispostos é fundamental.

Para os dias de avaliação, o candidato será instruído posteriormente sobre horários e material permitido para a realização das provas.

Como fazer a inscrição para o ENEM 2015?

O início das inscrições está previsto para o mês de maio. (Foto: Divulgação)

O início das inscrições está previsto para o mês de maio. (Foto: Divulgação)

Em breve o INEP deve anunciar o início das inscrições do ENEM 2015. Prevê-se que no mês de maio elas já se iniciem. O cadastro é feito online e para concluí-lo é necessário informar todos os dados solicitados na ficha.

Aqueles que estiverem concluindo o ensino médio na rede pública estarão isentos de pagar a taxa de inscrição. Já quem estuda em escolar particular terá que pagar provavelmente R$ 35,00 para se inscrever, valor este aplicado no ano passado.  Se sua família é de baixa renda, você pode solicitar isenção da taxa no começo do período de inscrições.

Concluída a inscrição, o candidato deve ficar atento ao cronograma do ENEM 2015 que também deve ser divulgado em breve. O inscrito precisará acompanhar com frequência seu cadastro no portal do ENEM 2015 para verificar o surgimento de novas informações.

O ENEM 2015 já está chegando e precisamos correr contra o tempo para se sair bem na prova e garantir uma vaga na faculdade. Nosso blog estará atento nas novidades do ENEM 2015 e sempre as compartilhando aqui na página.Já falamos aqui sobre vários programas educacionais legais, como por exemplo o Educa mais Brasil ou o pronatec, sugiro a leitura dos artigos.

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *