Iluminismo: veja um resumo sobre o que foi esse movimento!


Veja o que foi o movimento do Iluminismo e como ele surgiu, confira!

Renovar: esse era o objetivo de um grupo de intelectuais europeus do século 18. Pensadores, filósofos e políticos queriam um novo modelo para as instituições da Europa.

Os assuntos que pautavam o movimento eram a felicidade do homem e sua condição de vida. O intuito era estabelecer práticas que garantissem justiça e igualdadeOs pensadores iluministas fizeram questão de evidenciar qualquer tipo de injustiça, esclarecer a dominação religiosa, o Estado Absolutista. Para os iluministas era claro que essa forma de vida era prejudicial à felicidade humana. Nas suas obras, os iluministas adotavam pensamentos lógicos para demonstrar suas teorias. Sendo assim, seus autores eram racionais para elaborar a tese.

O que foi o Iluminismo?

fies acabou

O FIES continua, mas o número de vagas caiu e os juros aumentaram. (Foto: Divulgação)

O movimento iluminista ficou conhecido por promover debate para criar instituições claras, livres, funcionais, justas e igualitárias. Nesse sentido, qualquer instituição dominadora, como a Igreja ou o Estado Absolutista, impediam a liberdade e a felicidade do homem. Os ataques à Igreja foram imensos, até mesmo por que naquele tempo o envolvimento da Igreja com assuntos políticos, sociais e econômicos era determinante.

Para os iluministas, Deus existia dentro de cada ser e, dessa forma, não era necessária uma instituição que permeasse a relação entre os dois. Pode-se dizer que a teoria iluminista foi baseada nos aspectos das ciências naturais.Nessa época, o desenvolvimento intelectual, que vinha ocorrendo desde o Renascimento, deu origem a idéias de liberdade política e econômica, defendidas pela burguesia.

Acreditavam os filósofos do movimento que o mundo caminharia para uma prosperidade ininterrupta assim que o homem adotasse a razão para conduzir sua vida e suas atividades políticas, religiosas, econômicas e sociais.

Gostaram das informações?

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *