Hora do Enem: Plataforma de estudos e programa de TV


O Ministério da Educação (MEC) fez um importante anúncio para aqueles que utilizam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Agora, quem tiver interesse em buscar aprofundamento nos conteúdos da prova, poderá acessar o site Hora do Enem, em que uma plataforma de estudos completa será disponibilizada, além de simulados.

Os programas de TV serão transmitidos pela TV Escola e uma rede de repetidoras, todas com ligações educativas ou de caráter comunitário. Nesta grade, todos os dias algum tema pertinente ao exame será abordado, sendo que é uma oportunidade para os alunos estarem testando seus conhecimentos.

Hora do enem – como irá funcionar?

A programação prévia divulgada segue o seguinte cronograma: Matemática (segunda-feira), ciências humanas (terça-feira), linguagens (quarta-feira), ciências da natureza (quinta-feira), redação (sexta-feira).

hora do enem

No programa, as aulas serão ministradas por parceiros de instituições de credibilidade. Foram anunciados o Descomplica, QG do Enem, FGV Ensino Médio e Pitágoras. Inicialmente todo o conteúdo será preparado por colaboradores destas quatro empresas.

MecFlix

No site está anunciada uma plataforma aos moldes da Mectflix, um dos sites de maior sucesso recente na internet. Com interface parecida, esta plataforma possibilitará que após um cadastro, os alunos tenham acesso a vídeoaulas e possam assisti-las quando tiverem tempo, sendo que estarão disponíveis via streaming.

Na MecFlix, também será possível salvas as aulas que achar interessante, personalizar a exibição das videoaulas, avaliar o conteúdo fornecido e compartilhar suas playlists.

Cronograma de simulados

Já estão marcados quatro simulados, que também serão disponibilizados no site Hora do Enem. O primeiro, ocorre no dia 30 de abril, sendo necessário fazer cadastro no site para ter acesso. O segundo, 25 de junho, tendo logo em 13 de agosto um novo e o simulado final nos dias 8 e 9 de outubro, data próxima a realização da prova do Enem.

Os simulados só estarão disponíveis em seus respectivos dias. É necessário entrega-los até o fim do dia, sendo que terão tempo específico de entrega após o início do teste, ou seja, não será possível fazer durante todo o dia.

Plataforma de Estudo

A Plataforma de Estudo da Hora do Enem, disponíveis para concluintes do Ensino Médio e também para o público em geral, formará planos de estudo conforme a necessidade do aluno. É necessário fazer um cadastro e passar por uma filtragem que ajudará a definir seu perfil de necessidade.

Nesta plataforma os alunos terão acesso a material didático, videoaulas e muitas outras possibilidades que ainda serão apresentadas no site.

Para a presidente Dilma Rousseff, o programa é um importante avanço no segmento educacional.

“O simulado permite a gente assegurar a todos oportunidades semelhantes, melhorar o desempenho das pessoas que não vão poder pagar um curso especifico”, afirmou Dilma.

Sem citar valores, o ministro da educação, Aloizio Mercadante, ressaltou que o site surge após uma parceria com o Sistema S, que atuou em conjunto com o Governo Federal na elaboração do projeto.

O ministro também destacou que as provas não terão ligação com o banco de dados de questões, que podem cair nas próximas provas. Todas as perguntas de simulados serão criadas pelos parceiros ou retiradas de provas passadas, ou seja, sem “spoilers”.

Recomendados para você:

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *