Google Scholar: aprenda tudo sobre ele!


Se você precisa constantemente de referências acadêmicas para complementar pesquisas ou trabalhos científicos, deve conhecer a ferramenta Google Scholar. Também chamado de Google Acadêmico, o portal é uma biblioteca online de diversos documentos científicos. Conheça mais sobre o Google Scholar!

Como o Google é o buscador mais utilizado no mundo, a instituição preparou uma categoria diferente para conteúdos especiais de âmbito acadêmico. O Google Scholar também trata-se de um instrumento de pesquisa, porém com um material mais segmentado.

O Google Scholar reúne diversas publicações científicas. (Foto: Divulgação)

O Google Scholar reúne diversas publicações científicas. (Foto: Divulgação)

Qual o objetivo do Google Scholar?

O Google Acadêmico reúne uma vasta gama de teses, artigos, pesquisas, citações, resumos, livros e dentre muitos outros documentos que podem servir como fonte para um trabalho ou análise que alguém esteja fazendo.

O diferencial é poder encontrar informações de qualidade que foram publicadas por instituições ou pessoas importantes. O Google Scholar levanta materiais disponibilizados por grandes pesquisadores, revistas conceituadas, editoras acadêmicas, organizações de ensino, universidades e similares.

Se você está fazendo uma Monografia, Trabalho de Conclusão de Curso ou Pesquisa Científica, o Google Acadêmico é sua melhor ferramenta.

Como pesquisar no Google Scholar?

Assim como no pesquisador comum do Google, fazer uma busca no Google Acadêmico também é bem fácil. Além da forma prática de se procurar usando palavras chaves, o Google Scholar oferece um filtro de pesquisa que permite ao usuário utilizar informações mais precisas. A plataforma possui um manual com dicas para estes tipos de pesquisas avançadas, o qual vale a pena ser conferido para ter certeza de que os resultados encontrados coincidam com suas expectativas. Conheça um pouco dos métodos de pesquisa do Google Scholar:

Pesquisa por autor: caso você tenha em mente um bom autor que dialoga perfeitamente sobre o assunto que você pesquisa, essa utilidade permite encontrar todas as publicações relacionadas a este autor. É interessante utilizar sempre o sobrenome, acrescentado das iniciais do nome próprio.

Aproveite o amplo banco de dados. (Foto: Divulgação)

Aproveite o amplo banco de dados. (Foto: Divulgação)

Pesquisa restrita a publicações: neste campo você limita as fontes que publicaram materiais acadêmicos de determinado assunto. Você deverá incluir qual a instituição preferível para procurar o conteúdo, como jornais, revistas, universidades, etc.

Pesquisa restrita a datas: possibilita determinar o período em que foi publicado o conteúdo. Muitas vezes procuramos por artigos ou teses mais antigas para fazermos comparativos com a atualidade, outras vezes precisamos de referências atuais para comprovar nossas afirmações.

Outros: o usuário também pode fazer pesquisas selecionando palavras que devam, ou não, conter na publicação, refinando ainda mais os resultados. Pode ainda ser incluída uma frase exata, a qual também deve constar no conteúdo – uma ótima opção caso você saiba pelo menos um trecho de um artigo que esteja procurando -.

Como é feita a classificação de resultados?

Para selecionar os melhores conteúdos, o Google Scholar classifica os resultados levando em consideração o texto da íntegra, a credibilidade do autor e da instituição que publicou e a frequência com que o artigo foi citado em outras publicações.  Em outras palavras, o Google Acadêmico elege os melhores resultados para o seu trabalho tenha fontes confiáveis.

Como incluir um trabalho no Google Scholar?

Para incluir um artigo próprio no Google Acadêmico a instituição que o publicou deve estar sempre em contato com o Google. Para isso, você pode contar com o Fale Conosco Google Scholar.

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *