Firjan: veja como ele ajuda o trabalhador


Conheça o maior sistema de apoio aos trabalhadores de indústrias e empresas do Rio de Janeiro. Saiba quais são os benefícios do FIRJAN que você pode usufruir.

Trata-se de um sistema unificado que visa aperfeiçoar e expandir o setor industrial fluminense. FIRJAN significa Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é a maior instituição que cuida, de perto, de cada detalhe que seja de interesse de empregadores e trabalhadores da região.

O FIRJAN incentiva as indústrias e os trabalhadores do Rio de Janeiro. (Foto: Divulgação)

O FIRJAN incentiva as indústrias e os trabalhadores do Rio de Janeiro. (Foto: Divulgação)

O que é o FIRJAN?

O FIRJAN é um apoiador das causas industriais, buscando encontrar diversas soluções e melhorias à categoria. Não se trata apenas de um órgão que visa ajudar empresas a crescer, mas que foca principalmente na qualidade de vida dos trabalhadores e suas respectivas famílias.

Para cumprir seu difícil papel, o FIRJAN é composto por mais outras quatro instituições que complementam e executam suas tarefas. De um modo geral, o sistema como um todo visa destacar as industrias fluminenses e contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado.

Como o FIRJAN contribui para a vida do trabalhador?

Com a ajuda do CIRJ (Centro Industrial do Rio de Janeiro), do SESI (Serviço Social da Indústria), do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), o FIRJAN projeta o cenário ideal para o dia a dia das empresas e trabalhadores do Rio de Janeiro. A instituição fica no topo do sistema e é responsável por acompanhar e coordenar todos os outros órgãos, que juntos prometem proporcionar inúmeros benefícios a sociedade.

Uma das principais atividades do FIRJAN é promover Conselhos Empresariais Temáticos e Fóruns Empresariais Setoriais. O primeiro, discute temas estratégicos para o desenvolvimento do estado e multiplicação da produtividade dentro das indústrias. O segundo, ajuda no crescimento de setores específicos e procura diminuir burocracias. Dessa forma, o trabalhador conta com uma região em constante desenvolvimento e, consequentemente, melhores oportunidades de trabalho.

Iniciativas da FIRJAN

Aluno do Senai RJ. (Foto: Divulgação)

Aluno do Senai RJ. (Foto: Divulgação)

O CIRJ é quem administra todo o sistema, procurando cada vez mais por empresas associadas. Quanto mais empresas fazem parte do projeto, maior fica a Federação. Com isso, melhora-se o relacionamento entre as próprias empresas e cria-se uma parceria duradoura, já que todas objetivam melhorias na expansão do segmento industrial.

Já o SENAI é quem cuida das qualificações e capacitações de mão de obra. A rede é responsável por oferecer cursos fundamentais para diversos ramos de empresas e indústrias. A partir do SENAI, o trabalhador consegue aprender e se qualificar profissionalmente, garantindo um melhor desenvolvimento de suas funções e expandindo suas oportunidades de emprego.

Com o SESI, os trabalhadores possuem acesso à saúde, educação, lazer, esporte e cultura. A qualidade de vida e o bem estar das famílias é o principal foco da organização. Através do SESI é possível matricular seus filhos em escolas de qualidade, além de proporcionar atividades físicas e promover a saúde e a cidadania.

Para o IEL, cabe pesquisar e procurar por inovações e soluções ao setor industrial. O Instituto visa prestar assessoria às empresas e apresentar o que há de melhor no mercado, contribuindo com a estabilidade e inovação dentro do ambiente empresarial. O trabalhador ganha muito com isso, já que poderá contar com empregadores preparados, atualizados e qualificados.

Mais informações sobre o FIRJAN  e o que ele oferece ao trabalhador você encontra no site www.firjan.org.br.

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *