Contrate um financiamento estudantil


O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) trata-se de um programa do Ministério da Educação que trabalha com um financiamento de cursos superiores pagos em instituições privadas e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Pode fazer parte desse processo seletivo para conquistar um financiamento do primeiro semestre de 2016 o estudante que se enquadrar em uma das situações abaixo:

– Ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até dois e meio salários mínimos.

– Ter participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação superior a zero.

Condições de financiamento estudantil

financiamento estudantil

Os financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil no primeiro semestre de 2016 terão taxa de juros de 6,5% ao ano. Ao longo do curso superior o estudante precisa fazer o pagamento a cada três meses, do valor máximo de até R$ 150,00, que trata-se do juros calculados sobre o financiamento.

Depois da finalização do curso, o estudante vai ter 18 meses de carência para inicio do pagamento do financiamento. Durante esse período, precisa continuar fazendo o pagamento, a cada três meses, o valor de até R$ 150,00, referente aos juros cobrados em cima do financiamento.

Após a finalização do período de carência o financiamento pode ser pago pelo aluno em até três vezes o seu período do curso, o que dá uma tranquilidade ao aluno para tal ação.

Inscrições do Fies 2016

– Quem pode se inscrever no Fies?

O aluno interessado em participar do financiamento do FIES deve se inscrever no processo seletivo do programa. Pode participar desse tal processo de seleção do primeiro semestre deste ano as pessoas que:

  • Possua renda familiar mensal bruta, per capta, de até dois e meio salários mínimos.
  • Tenha participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e conquistado nota mínima de 450 pontos na média das avaliação, além de .

Período de inscrição do FIES 2016

As inscrições do processo seletivo do Fies no primeiro semestre de 2016 começou no dia 26 de janeiro de 2016 indo até às 23 horas e 59 minutos de 29 de janeiro de 2016 (horário oficial de Brasília). O próximo processo de seleção ainda não tem data e horário definido pela comissão organizadora.

fies 2016

O primeiro passo para pleitear o financiamento é se inscrever por meio do Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção), no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br, no período indicado pela organização do FIES.

Se o estudante não tem cadastro é necessário clicar no campo “Primeiro Acesso”. Para fazer o cadastro é preciso informar o número no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento, conforme consta no CPF.

Diante desse cadastro prévio o sistema vai automaticamente identificar se o estudante fez o Exame Nacional do Ensino Médio de 2010 em diante, se teve uma boa médica e qual a nota da redação.

Se a pessoa tiver feito o Enem e se tiver a nota mínima determinada para participar do FIES o sistema vai pedir ao candidato que ele faça o cadastro de uma senha e com essa senha o sistema vai fazer a inscrição no processo seletivo do FIES e que informe um e–mail pessoal ativo e válido, para o qual vai ser enviado o link de ativação do cadastro.

Ao finalizar o seu cadastro o sistema vai fazer o envio de um link para ativação. Depois que a ativação for feita o estudante precisa buscar, no sistema de inscrição, a opção Já sou cadastrado e colocar no campo indicado o CPF e a senha cadastrada.

Depois de informar os dados pessoais a pessoa precisa digitar o número de registro no CPF dos membros do grupo familiar com idade igual ou superior a 14 anos, as datas de nascimento de cada pessoa de acordo com o CPF e a renda bruta mensal de cada pessoa que faz parte da sua família.

Para cadastrar a sua inscrição é necessário optar por um curso e turno entre as universidades e faculdades com vagas disponíveis no FIES Seleção.

Para mais informações acesse o site oficial ou entre em contato com a administração da faculdade que deseja cursar para saber se tem mais vagas por meio do FIES.

 

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Creampie