Fies 2015: como funciona, como se inscrever, saiba aqui!


Conheça tudo sobre o Fies e veja como estudar com esse benefício. Inscrições, quem pode fazer e muito mais acompanhe conosco

No mundo atual, quem não tem uma boa qualificação, dificilmente arruma um bom emprego. Mas todos nós sabemos que entrar em uma faculdade pública não é fácil, e nem pagar a mensalidade em uma particular. Por isso é que existem programas como o pronatec ou educa mais Brasil. Mas hoje vamos falar de um programa do governo que existe há mais de uma década, o Fies. Vamos te mostrar como é possível financiar seus estudos e como se inscrever no fies 2015. Confira a seguir com a gente.

O que é o Fies

O FIES tem o objetivo de financiar os estudos para universitários que não conseguem pagar por um estudo de qualidade.

fies 2015 inscricoes

 

Indo direto ao ponto, o  Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa facilita o acesso de mais pessoas ao ensino superior dando, neste caso, financiamento ao curso superior particular e presencial e que o curso ao qual o estudante está matriculado seja aprovado pelo MEC

Quem pode se inscrever?

Podem se candidatar ao Fies, alunos que preencham os seguintes requisitos:

  • O percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta¹ pela mensalidade superior a 20%;
  • Para quem concluiu o ensino médio a partir de 2011, deve ter realizado o ENEM em 2011 ou ano posterior.

Para poder se candidatar a uma vaga no Fies, é necessário que o aluno esteja regularmente matriculado em algum curso superior de graduação, evidentemente, este curso não pode ser gratuito, já que o principal objetivo do Fies é o pagamento posterior da dívida.

A instituição superior deve ter aderido ao Fies, já que a cada faculdade ou universidade é facultada a participação no sistema de financiamento do Governo Federal. A instituição também deve ter nota positiva em avaliação do MEC, caso contrário a mesma perde o direto de conceder o benefício do Fies a seus alunos.

 

Como se inscrever no Fies 2015

É tudo muito simples, leva apenas 3 passos:

Passo 1

Antes de se inscrever, o estudante precisa efetuar o seu cadastro no Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). No primeiro acesso, ele deverá informar CPF, data de nascimento, e-mail e cadastrar uma senha. Após informar os dados, um e-mail é enviado ao candidato para que o cadastro seja validado e a inscrição seja realizada. Para isso, basta acessar o link disponibilizado no e-mail, validar as informações no quadro verde e finalizar o cadastro.

Passo 2

Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 (dez) dias, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.


Passo 3

Após a validação das informações, o estudante deverá comparecer em até 15 (quinze) dias, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da inscrição, em um dos Agentes Financeiros (instituição bancária) vinculados ao FIES para formalizar a contratação do financiamento.

No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência. Nesse primeiro momento, a Caixa Econômica Federal será o único Agente Financeiro do Programa.

 

Conclusão

Bom pessoal, espero que tenham curtido as dicas e que consigam se inscrever no Fies com sucesso

Até a próxima!

 

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *