Extrato INSS: O que é e como tirar o seu


Muitas pessoas tem dúvida sobre o que é o extrato do INSS e como faz-se para retirá-lo. O INSS é o Instituto Nacional do Seguro Social, ou seja, o órgão que é responsável pelos pagamentos de salários enquanto os funcionários estão em licença médica, impossibilitados de exercerem suas profissões.

O que é o INSS?

O INSS é um órgão do Governo Federal criado no ano de 1988, três anos após a redemocratização do Brasil. Sua função é de recolher contribuições fiscais de todos os trabalhadores brasileiros, que posteriormente tem direitos a benefícios como auxílio-doença, auxílio-acidente e ainda garante o pagamento da aposentadoria.

previdencia social

Por isso é de vital importância o trabalhador estar devidamente registrado, executando sua profissão com a carteira assinada e contribuindo para o INSS, para que assim tenha legalmente seu tempo de trabalho e contribuição registrado, além de estar amparado por um órgão que pode aliviar muito as contas em momentos difíceis, como no caso de doenças que impossibilitam a execução da rotina diária.

Extrato do INSS

Assim como uma conta bancária normal, o extrado do INSS mostra os valores disponíveis para o “cliente”. Este extrato sempre vai registrar quaisquer benefícios que o trabalhador possa estar recebendo, podendo ir desde o famoso auxílio doença até a aposentadoria. Também é possível consultar em agências do INSS os valores descontados mensalmente do salário, em taxas que variam de 8 a 11 por cento.

Outro fator interessante são os empréstimos consignados do INSS, que são descontados diretamente na folha salarial. Estes empréstimos estão disponíveis para aposentados e pensionistas, sendo que os valores são acordados diretamente em uma agência. Na internet é possível simular o valor máximo que pode ser recebido por cada trabalhador no caso de empréstimo consignado.

INSS extrato online

Outra questão muito interessante é a de que o trabalhador pode consultar o extrato online, apenas consultando o site oficial e inserindo informações cadastrais. São necessários os números de benefício e do cadastro de pessoa física, além de data de nascimento e nome completo. Com essas informações o aposentado ou pensionista do INSS pode consultar seu extrato de maneira online.

É de vital importância estar contribuindo para o INSS, pois no modelo trabalhista contemporâneo, não estar protegido pela previdência social pode causar grandes problemas a curto e longo prazo, como por exemplo a necessidade de afastamento das atividades por longos meses, algo que o INSS oferece uma proteção ao trabalhador, além é claro do PIS/PASEP. Em casos de longo prazo, o trabalhador fica protegido com a garantia de sua aposentadoria, em cálculo feito pelo tempo de contribuição (ao INSS) em relação a idade do trabalhador. Estar com a aposentadoria garantida é algo muito vantajoso, pois permite que o trabalhador que chegue não terceira idade, possa desfrutar de tempo e orçamento livre, mesmo que o valor não seja geralmente muito alto, já fornece garantias mínimas de sobrevivência.

Caso tenha ficado alguma dúvida referente ao extrato do INSS, não deixe de comentar que prontamente responderemos. Caso tenha dúvidas mais específicas, consulte o site do INSS ou ligue para um dos telefones disponíveis.

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *