Cursos técnicos gratuitos: realize o seu!


Quem não sonha em ter um cargo bacana em um bom emprego, não é? Para isto acontecer, você deve estar preparado e qualificado profissionalmente, e os cursos técnicos são uma ótima opção para isto. Em grande expansão no mercado de qualificação, muitas vezes um curso técnico garante ao profissional um cargo tão importante quanto um curso de ensino superior.

cursos técnicos gratuitos

 

Os cursos técnicos gratuitos podem ser encontrados em diferentes áreas de atuação, desde o ramo administrativo até o ramo industrial, e são oferecidos por instituições de ensino de grande reconhecimento no mercado. Apesar de serem mais baratos que um curso de graduação, os cursos de nível técnico tem um custo relativamente alto, o que, infelizmente, torna impossível de se realizar para alguns. Foi pensando nisto que o Governo Federal, em projeto com o Ministério da Educação, criou programas de incentivo ao ensino técnico, através da distribuição de bolsas de estudos em diferentes áreas do ensino técnico. Estes programas são o Pronatec e o Sisutec, que já beneficiaram milhares de jovens em todo o país.

Cursos gratuitos através do Pronatec

cursos pronatec

O Pronatec é o Programa Nacional de Ensino Técnico, que tem como objetivo inserir jovens de baixa renda no mercado de trabalho. O Pronatec oferece vagas gratuitas não só em cursos do ensino técnico, como também em cursos de ensino profissionalizantes, que são de educação básica em diferentes áreas de atuação, para aqueles que ainda cursam o ensino médio e desejam aprender um novo oficio. Os cursos técnicos oferecidos pelo Pronatec acontecem nas mais reconhecidas instituições de ensino, incluindo o Senai e o Senac, grandes forças do sistema S, e formadora de grande parte de profissionais da indústria e comércio.

Para participar do Pronatec o aluno deverá ter concluído, ou ainda estar cursando, o ensino médio em escolas da rede publica ou como bolsista integral na rede privada. As inscrições acontecem nas próprias escolas em que os cursos são ofertados, por isso são elas quem decidem os dias em que irão ocorrer as inscrições para os cursos do Pronatec. Por isso, fique ligado nas escolas da sua cidade e não perca a chance de se inscrever em algum curso gratuito oferecido pelo Pronatec.

Cursos Gratuitos Sisutec

O Sisutec é outro programa educacional que beneficia milhares de jovens em todo o país. O Programa oferece cursos de nível técnico gratuitos em instituições publicas e privadas no país. Para participar do Sisutec o aluno deverá já ter concluído o ensino médio e esta conclusão deverá ter acontecido em escolas da rede publica ou privada na condição de bolsista integral. As inscrições para o Sisutec acontecem duas vezes por ano no site oficial do programa. Para participar, o aluno deverá ter realizado a prova do Enem no ano anterior e ter obtido pontuação maior de 600, além de não ter zerado a redação.

cursos sisutec

 

A seleção dos participantes do Sisutec acontecem em três momentos: a primeira chamada, a segunda chamada e a chamada de vagas remanescentes. Após acontecer a primeira chamada, ocorre a segunda chamada, que é aquela em que vagas que não foram preenchidas são sorteadas novamente. Na segunda chamada alunos que não foram selecionados na sua primeira opção de curso, e que não realizaram a inscrição, também concorrem a vaga novamente. O terceiro momento, que são as vagas remanescentes, acontece de uma maneira um pouco diferente. As inscrições são abertas novamente, em determinado período, e, qualquer pessoa poderá realizar sua inscrição, independente de ter realizado ou não a prova do Enem. Após a inscrição o aluno terá dois dias uteis para comparecer a instituição e realizar sua matricula, caso não compareça a matricula será cancelada. O único ponto negativo deste momento é que, como são vagas que não foram preenchidas, há pouca oferta tanto de instituições quanto de cursos.

Oportunidades é o que não faltam para quem quer se qualificar e garantir um bom lugar no mercado de trabalho, não é? Por isso, fique atento às inscrições e realize os seu cursos técnicos gratuitos.

Conclusão

Bom pessoal, espero que as dicas tenham sido úteis , até a próxima!

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *