Cursos técnicos gratuitos: veja onde fazer!


Saiba tudo sobre os cursos técnicos gratuitos, onde encontrar vagas e como funciona essa modalidade. Conheça também instituições e iniciativas que distribuem oportunidades educacionais sem qualquer tipo de custo.

As empresas estão cada vez mais exigentes com relação à qualificação dos seus profissionais. Elas buscam pessoas bem treinadas para desempenhar atividades práticas de diferentes áreas. Nesse cenário, competitivo e desafiante, os cursos técnicos estão ganhando cada vez mais relevância.

O curso técnico abre muitas portas no mercado de trabalho. (Foto: Divulgação)

O curso técnico abre muitas portas no mercado de trabalho. (Foto: Divulgação)

Ao fazer um curso técnico, a pessoa consegue agregar mais valor ao currículo. A habilitação técnica é responsável por desenvolver competências práticas, já que o seu ensino é focado no aprofundamento de uma determinada área. Os profissionais técnicos recebem bons salários e contam com alta empregabilidade no mercado.

Nos últimos anos, o Governo Federal tem estimulado a abertura de novas vagas para cursos técnicos gratuitos, através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). A iniciativa abrange todo país e trabalha em parceria com instituições públicas e privadas.

Onde fazer cursos técnicos gratuitos?

Selecionamos algumas formas de garantir uma formação técnica de qualidade sem qualquer tipo de custo. Confira:

SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é uma instituição que está presente em todo país, com o propósito de preparar profissionais para trabalhar nas indústrias de diversos segmentos. Em alguns estados, o SENAI oferece cursos técnicos gratuitos, como é o caso de São Paulo. As pessoas interessadas nas vagas devem prestar um processo seletivo, que acontece duas vezes por ano. São muitas opções de cursos oferecidos pela instituição, incluindo: Técnico em Segurança do Trabalho, Automação Industrial, Alimentos, Edificações, Eletrônica, Mecânica, entre muitos outros.

SENAC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) também tem contribuído consideravelmente com a formação de novos trabalhadores de nível técnico. A instituição tem o seu próprio programa de bolsas de estudo, que distribui vagas 100% gratuitas aos estudantes que não podem pagar a mensalidade. Para participar do Programa Senac de Gratuidade é preciso ter renda per capita de até dois salários mínimos. Massoterapia, estética, informática e logística são apenas algumas das carreiras disponíveis.

Os cursos formam profissionais para diversas áreas. (Foto: Divulgação)

Os cursos formam profissionais para diversas áreas. (Foto: Divulgação)

ETEC

A Escola Técnica do Centro Paula Souza (ETEC) mantém várias unidades no estado de São Paulo, oferecendo cursos técnicos de graça à população paulista. Para se tornar um aluno, é preciso ser aprovado no Vestibulinho da instituição, aplicado a cada semestre.

FAETEC

O Governo do Rio de Janeiro tem a sua própria iniciativa para estimular a educação profissional, ela se chama FAETEC. São mais de 9 mil vagas abertas por ano, em 45 unidades da rede em todo o estado.

Institutos Federais

Os institutos federais, que estão presentes em todos os estados, também promovem cursos técnicos grátis. As vagas são distribuídas por meio de processo seletivo. Sempre são lançadas oportunidades para Técnico em Agronegócio, Mecatrônica, Eventos, Hospedagem, Telecomunicações, Mecânica, entre outras áreas.

SISUTEC

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC) foi desenvolvido pelo Governo Federal em 2013 com o propósito de simplificar a distribuição de vagas para cursos técnicos, tanto de instituições públicas quanto privadas. O processo seletivo acontece duas vezes por ano. O critério utilizado é a nota no Enem.

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *