Cursos Pronatec: o que são? como funcionam?


Aprenda tudo sobre os cursos pronatec, o que é esse programa do governo e como fazer o seu, confira!

Hoje em dia, estudar e se qualificar tem se tornado cada vez mais fácil, graças a programas como o Fies ou o Educa mais, que até já citamos aqui em outros artigos. E um dos programas que tem feito muito sucesso são os cursos pronatec, com várias modalidades importantes, disponíveis em várias cidades do Brasil. Mas para aquelas pessoas que ainda nem ouviram falar, vamos explicar o que é o pronatec e como seus cursos funcionam. Depois vamos falar sobre quem pode se inscrever e demais informações. Acompanhe com a gente.

O que é o Pronatec

cursos pronatec

 

O Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego tem como objetivo oferecer cursos de Educação Profissional e Tecnológica para a população brasileira, oferecendo vagas em cursos de qualificação gratuitos e de qualidade para trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social, com direito a auxílio alimentação, auxílio transporte e material escolar.

Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Pronatec tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos. Os destaques do Pronatec são:

  • a criação da Bolsa-Formação;
  • a criação do FIES Técnico;
  • a consolidação da Rede e-Tec Brasil;
  • o fomento às redes estaduais de EPT por intermédio do Brasil Profissionalizado;
  • a expansão da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica (EPT).

Quais são os cursos pronatec existentes?

O Pronatec não somente especializa-se em um só tipo de curso ofertado para seus interessados, sendo que este programa permite convocar profissionais que desejam cursar o técnico, possuindo, ou não, ensino médio completo.

Além disso, também há a formação inicial e continuada ou qualificação profissional, sendo que este tipo de curso é dado para que os profissionais possam especializar-se ainda mais em sua carreira profissional, dando-lhes a oportunidade de continuar com seus estudos, finalizando-os.

Quem pode se inscrever?

Tanto para os Cursos Técnicos quanto para os de Formação Continuada, é exigido que o aluno tenha a idade mínima de 16 anos. Os alunos que farão os cursos do Pronatec terão lanche durante as aulas e vale transporte.

As Bolsas-Formação do PRONATEC se destinam a jovens brasileiros que já tenham concluído o ensino médio, dando prioridade para os estudantes que vieram da rede pública ou que foram bolsistas na rede privada. Porém, todos com ensino médio completo podem se inscrever. A inscrição nos cursos deve ser realizada pela internet, através do SISUTEC.

Como fazer sua inscrição

É muito simples verificar os cursos disponíveis perto de você e fazer sua inscrição.

Clique no link para entrar no site do governo : http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/

Preencha o formulário para realizar sua PRÉ-INSCRIÇÃO em um dos  cursos técnicos gratuitos do Pronatec e mantenha-se informado sobre todas as etapas para conquista da sua bolsa de estudo integral.

pronatec inscrição

 

No entanto, essa PRÉ-INSCRIÇÃO NÃO SUBSTITUI A INSCRIÇÃO ON-LINE que você deverá realizar quando o Ministério da Educação (MEC), através do portal SISUTEC, abrir as inscrições. Para isso, retorne ao site no período de inscrições para finalizar o processo.

Aproveite essa grande oportunidade! É a sua chance de garantir o caminho mais rápido para seu emprego

Conclusão

Bom pessoal, espero que tenham curtido essas super informações e que os cursos pronatec lhes ajudem a atingir seu objetivo profissional no mercado

Até a próxima!

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Creampie