Curso de eletricista


Conheça mais sobre o que faz esse profissional e saiba tudo sobre o curso de eletricista

Quem nunca precisou de um eletricista? Certamente, em algum momento da vida alguém vai precisar dos trabalhos desse profissional. Encontrar um que possua mão-de-obra qualificada está cada vez mais difícil, não é atoa que os rendimentos para a classe estão cada vez mais atraentes. Com o adventos das novas tecnologias, ter um profissional capacitado para somar, é de suma importância.

 

Diversas são as possibilidades de concluir um curso de eletricista, já que pode ser efetuado no modo presencial e online. O candidato que não pode pagar pode contar com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, uma inciativa do governo federal que fornece diversas habilitações técnicas, gratuitamente.

Leia sobre engenharia elétrica: http://www.fazerengenharia.com/engenharia-eletrica/

curso de eletricista

curso de eletricista

Exigências

 

No curso, o estudante ficará em contato com diversas disciplinas, inclusive práticas, a fim de ajudá-lo na hora em que precisar atuar, profissionalmente. São elas: esquemas e simbologia, a Lei de Ohm, rede elétrica, instrumentos de medição, iluminação e ambientes, fornecimento de energia elétrica, condutores elétricos, magnetismo, motores elétricos, capacitores, indução, transformadores, sinalização, dispositivos de comandos, além de outras tão importantes como essas citadas.

 

Carga horária

 

Esse é um fator que pode variar bastante de um uma instituição para a outra porque tanto a metodologia, como a quantidade de dias em que o curso é ofertado influenciam. Daí, é possível encontrar atividade que superam 1 mil horas e outras que duram bem menos do que isso.

 

Quem pode fazer?

 

Estão habilitados os candidatos que possuem 16 anos ou mais e que tenham cursado no mínimo a sexta série.

 

Pronatec

 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego pode se ruma porta importante para os candidatos que buscam pela profissionalização, mas não podem custear as atividades.  Com essa iniciativa do governo federal, o interessado pode cursar gratuitamente. O projeto se divide e 3 categorias para melhor direcionar o seu público-alvo, são elas: concluintes e estudantes do ensino médio, além de trabalhadores que buscam por capacitação inicial ou continuada. Para cada uma dessas modalidades, a carga horária embutida é diferenciada.

 

Perfil

 

O eletricista está habilitado para com instalação e manutenção de redes elétricas. Ele ainda pode auxiliar em planejamentos relacionados às redes elétricas, desenhos, além de outras atividades ligadas ao exercício do profissional.

 

Mercado de trabalho

 

A forma de atuar é bem ampla, visto que o profissional pode estar nas grandes indústrias ou pequenas empresas. Ele ainda pode trabalhar de forma autônoma, prestar consultorias e trabalhar na manutenção elétrica de prédios. Por ponta das novas tecnologias, é um profissional mais que necessário no cenário das grandes corporações. Não é atoa, que os ganhos voltados para o segmentos estão cada vez mais atrativos.

 

Faixa salarial

 

O profissional chega ao mercado ganhando em média cerca de 1,4 mil reais. Todavia, esse limite pode chegar a 12 mil reais, se ele for técnico, segundo o canal da eletricidade, disponível no YouTube. Ou seja, quanto maior for a qualificação do eletricista, melhores serão as suas chances de ganho. A profissionalização pode render frutos rentáveis, o que garante uma melhor remuneração no mercado.

Fonte: www.fazerengenharia.com

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *