Coworking: um espaço para produtividade e networking


Na busca por um ambiente inspirador para o trabalho, o coworking se tornou uma excelente alternativa para os profissionais freelancers. Da mesma maneira, esses espaços viraram a casa de diversas startups no início de suas atividades contribuindo, inclusive, para o crescimento dessas empresas.

 

No Brasil, esse conceito começou a se expandir nos últimos anos com o aumento dos profissionais autônomos e novos empreendedores. Entretanto, a ideia surgiu com o engenheiro de software Brad Neuberg, em São Francisco (EUA), por volta dos anos 2005. 

Ao perceber a demanda de locais de trabalho compartilhados na cidade californiana, ele criou o espaço Hat Factory. Tão logo ele cresceu, atingiu outras cidades e estados americanas e, logo em seguida, diversos países.

Quer entender um pouco mais sobre o que é coworking, seu funcionamento e quais são suas vantagens? Então continue conosco neste breve guia sobre o assunto!

 

O que é coworking?

coworking funciona

Em resumo, um espaço coworking é um modelo de escritório compartilhado com toda a estrutura necessária para atender diferentes categorias de profissionais realizarem seu trabalho. Ou seja, um local destinado para desenvolver atividades com total foco em produtividade.

 

Dessa maneira, ele é uma opção perfeita para empreendedores iniciantes que desejam ter um lugar para colocar seus projetos em prática. 

 

No mesmo sentido, também é uma alternativa para aquelas pessoas que trabalham no formato home office e desejam “fugir” do isolamento e das distrações domésticas ou de espaços públicos. 

 

Como um coworking funciona?

O modelo de funcionamento é bastante simples. O profissional opta por assinar um plano pré-pago referente às horas que pretende utilizar o espaço. Em outros casos, pode contratar um plano mensal para usufruir de toda a estrutura do local.

 

A partir daí, a pessoa pode utilizar o escritório compartilhado e ter acesso às estações de trabalho que possuem toda a infraestrutura necessária para desenvolver suas atividades. Por exemplo, internet sem fio, telefone, serviços de recepção, entre outros atrativos que favorecem a comodidade dos usuários.

 

Com isso, o profissional tem acesso às principais características de um escritório padrão. Contudo, investindo em um custo-benefício muito menor que o aluguel de uma sala comercial. 

coworking funciona

De fato, isso se torna uma imensa economia em longo prazo, assim como contribui para que o profissional fique  longe das preocupações e burocracias de iniciar um espaço de trabalho do zero. 

 

Quais as vantagens de trabalhar em um ambiente colaborativo?

Certamente, a principal vantagem do coworking é que ele pode ser muito mais do que um espaço propício para os profissionais desenvolverem suas atividades com foco na produtividade. Esse ambiente é também  uma excelente forma de praticar networking.

 

Nele, se tem a oportunidade de conhecer novas pessoas e compartilhar ideias. Sem contar a possibilidade de fechar bons negócios. No fim, isso se torna uma experiência bastante enriquecedora, independentemente da área de atuação. 

 

Além de o coworking ser um ambiente para trabalho, outro aspecto relevante é a possibilidade de utilizar as salas de reuniões desses espaços. Uma grande vantagem para quem deseja atender seus clientes em local bem localizado na cidade, com bastante comodidade e o suporte necessário para apresentações.

 

Esperamos ter sanado suas dúvidas sobre o que é esse modelo de espaço de trabalho, bem como ter dado incentivo para você participar desse movimento que valoriza a inovação, a criatividade, a troca de experiências e o networking!

 

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *