Consulta PIS: veja como fazer!


Descubra como fazer a consulta PIS, utilizando a internet como canal. Confira ainda informações sobre o programa que contribui com a renda do trabalhador brasileiro.

A Consulta PIS está disponível para todos os cadastrados no NIS (PIS/PASEP). Com ela, você tem acesso a todas as informações sobre os seus direitos como trabalhador de maneira muito simples, já que a consulta também pode ser feita pela internet!

Aprenda como consultar o seu benefício do PIS. (Foto: Divulgação)

Aprenda como consultar o seu benefício do PIS. (Foto: Divulgação)

O PIS/PASEP foi criado para identificar os trabalhadores com registro em carteira, através do número o controle dos benefícios se tornou muito mais fácil, garantindo que pagamento de todos eles seja feito da maneira mais correta possível. Ao realizar a consulta o trabalhador ingressa numa página com datas, depósitos e valores creditados do Abono PIS, FGTS e Seguro Desemprego.

Consulta online ao PIS

É possível fazer a consulta online ao PIS através de um sistema criado pela Caixa Econômica Federal, banco responsável pelo pagamento de todos os benefícios trabalhistas previstos em lei. Com a ferramenta o trabalhador se mantem atualizado em tempo real, e se constatar alguma intercorrência poderá recorrer ao empregador ou a Caixa imediatamente, evitando fraudes.

Para fazer a consulta, é preciso um criar um login no site da Caixa, o cadastro primeiramente solicita o número do PIS, apresenta os termos de uso, pede alguns dados pessoais e por fim a criação de uma senha. Após concluir, o login é validado e o trabalhador tem o acesso liberado, podendo utilizar a ferramenta sempre que quiser. Faça seu cadastro aqui.

Vale lembrar que o sistema apresenta dois tipos de status para o PIS, quando mostra “Pago” significa que o benefício já está disponível para saque e “À Pagar” indica que o benefício ainda não foi depositado.

Consulta PIS veja como fazer! 1

Além da internet, é possível consultar nas unidades do Caixa Aqui, Agência Caixa ou Casas Lotéricas. (Foto: Divulgação)

Aqueles que não possuem acesso a internet, podem fazer a consulta Pis em um dos seguintes postos de atendimento: Caixa Aqui, Agência Caixa ou Casas Lotéricas.

 Fique atento ao Calendário Pis para saber a data do seu pagamento.

Como funciona o PIS?

O PIS funciona como identificação do trabalhador, ele foi adotado como medida para assegurar os direitos do funcionário. Além disso, o PIS contribui também com os empregadores e auxilia no desenvolvimento das empresas.

O trabalhador é cadastrado no PIS quando inicia no mercado de trabalho, a empresa é responsável por informar a Caixa, que por sua vez, define o número que será usado durante toda a vida profissional do trabalhador. Portanto, para saber quando ocorreu a sua inscrição no PIS, basta verificar na CTPS a data de admissão do primeiro emprego.

Quem tem direito ao PIS?

Tem direito a receber o PIS (Abono Salarial) trabalhadores com inscrição no PIS há mais de 5 anos. O benefício é pago anualmente para trabalhadores com salário mensal de até 2 salários mínimos, o valor do abono é sempre de 1 salário mínimo federal.

De acordo com as novas regras do abono salarial, a partir de 2016, o trabalhador que tiver menos que 6 meses de registro em carteira no ano base (ano anterior ao pagamento) não terá direito ao benefício, mesmo que tenha 5 anos ou mais de PIS. Além disso, o valor pago será proporcional aos meses trabalhados.

Gostaram das informações? Dúvidas e sugestões podem deixar abaixo nos comentários!

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Creampie