Concursos Públicos: por que são tão vantajosos?


Entenda por que os concursos públicos são tão vantajosos e procurados pelas pessoas, confira agora!

Os concursos públicos despertam o interesse de muitos brasileiros. As provas municipais, estaduais e federais representam uma ótima oportunidade para conquistar estabilidade no emprego e garantir um bom salário.

dicas concursos

De acordo com informações da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), cerca de 60% de uma amostra de 4 milhões de brasileiros prestaram concursos públicos em 2007. O número de oportunidades também tem crescido consideravelmente no setor. Em 2013, foram oferecidas mais de 120.000 vagas nas esferas municipais, estaduais e municipais.

Prestar concurso público é o objetivo de muitos profissionais, que em sua maioria, não estão satisfeitos com as oportunidades de trabalho oferecidas pelas empresas privadas. O funcionalismo público tem inúmeras vantagens, mas é importante estar preparado para enfrentar a grande concorrência.

Por que prestar concursos públicos?

Ingressar em um emprego através de concurso público é uma verdadeira ambição na vida de muitas pessoas. Tem gente que se dedica aos estudos durante anos para conseguir passar no processo seletivo e assumir um cargo público. O certame também se destaca como uma ótima oportunidade para construir uma carreira segura e lucrativa.

O concurso público é vantajoso, basicamente, por cinco motivos:

Estabilidade no emprego

Um dos principais atrativos do serviço público é a estabilidade no emprego. Os servidores se sentem mais tranquilo para trabalhar porque não correm o risco de serem demitidos a qualquer momento. De acordo com o Artigo 41 da Constituição Federal, o servidor fica em estágio probatório por três anos e, após esse período, a sua estabilidade é garantida. A demissão, por sua vez, só acontece se houver uma falha muito grande.

Existe, ainda, uma estabilidade com relação às finanças. A pessoa que ocupa um cargo público sabe exatamente quanto irá receber por mês e por isso pode fazer os seus planos com mais segurança.

Bom salário

O emprego público costuma pagar bem mais do que a iniciativa privada. Os salários de cargos de nível médio, por exemplo, variam de R$3.500 a R$ 4 mil.

como ser aprovado em concurso

Não exige experiência

Diferentemente do que acontece na iniciativa privada, o colaborador que assume um cargo público não precisa ter necessariamente experiência no ramo. A classificação dos candidatos aptos para assumir os cargos depende do resultado do processo seletivo, que consiste em testes escritos, práticos e psicológicos.

Muitos benefícios

Além da boa remuneração, os colaboradores também contam com uma série de benefícios, como assistência médica, vale-transporte, vale-refeição e auxílio creche.

Aspectos negativos do concurso público

Embora o concurso público pareça algo favorável para a carreira, ele também tem os seus aspectos negativos. As pessoas interessadas em garantir um cargo podem levar anos de preparando para a prova, algo que exige muita dedicação e empenho. Outra desvantagem é a estagnação, ou seja, desempenhar a mesma função muito tempo e sem a oportunidade de crescer profissionalmente dentro da organização.  Para ser promovido, o servidor precisa prestar outro concurso.

Antes de optar pela carreira pública, procure avaliar se você será feliz nesse ramo. As pessoas criativas, empreendedoras e ativas costumam não tolerar a burocracia do serviço público.

Comentário

Bom pessoal, espero que tenham curtido as informações, para quem correr atrás de bons concursos, sugiro procurar o pci concursos e a folha dirigida, já falamos sobre ambos aqui e sugiro a leitura dos artigos!

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Creampie