Concurso da Polícia Federal: quais os próximos?


Confira quais são os próximos concursos da Polícia Federal e como passar neles com nossas super dicas!

A PF está com uma grande defasagem de profissionais, estima-se que mais de 500 cargos de nível superior estão vagos, além da necessidade de aumentar o número de agentes. Mesmo com a contenção de gastos adotada pela administração pública, a expectativa é que a contratação de novos agentes, delegados e peritos aconteça ainda este ano.

O último concurso da Polícia Federal foi realizado em 2014 e selecionou 600 novos agentes, a maioria destinados as unidades de fronteira, onde a quantidade ideal de policiais na realidade é bem maior. Um novo concurso é prioridade para a PF, a oportunidade poderá ser aproveitada por candidatos de nível médio e superior, com possibilidade de salário inicial superior a 16 mil reais.

Tudo indica que um novo concurso da Polícia Federal será realizado em breve. (Foto: Divulgação)

Tudo indica que um novo concurso da Polícia Federal será realizado em breve. (Foto: Divulgação)

Próximos concursos da Concurso da Polícia Federal

Diferente dos demais órgãos, a Polícia Federal não necessita de autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para realizar concursos, e sim apenas de um parecer que determina o orçamento e a verba máxima a ser utilizada para o preenchimento das vagas. Por conta dessa autonomia da PF, é pouco provável que o concurso previsto para 2016 não seja realizado.

A quantidade de vagas ainda não foi divulgada, mas a Polícia Federal pretende preencher todos os cargos vagos de nível superior, como os de Delegado, Perito e Escrivão. Já as vagas para nível médio se restringe apenas a função de agente da PF, cargo que necessita de no mínimo 2 mil novos funcionários.

Quando lançado, o edital do concurso será publicado no Diário Oficial da União, com todas as informações sobre a seleção, requisitos para concorrer aos cargos, locais de prova e salários. Os concursos da PF sempre contam com um número expressivo de inscritos, portanto, o preparo para todas as etapas deve ser iniciado com bastante antecedência.

Como se preparar para concurso da Polícia Federal?

O preparo para as provas objetivas e discursivas da Polícia Federal é essencial para conquistar a aprovação e conquistar boa colocação. O bom desempenho na prova exige muito estudo de disciplinas como língua portuguesa, raciocínio lógico, direito penal, direito administrativo, direito constitucional e noções básicas de informática, contabilidade e economia.

Concurso da Polícia Federal quais os próximos 1

A melhor maneira de garantir que o estudo para as provas do concurso da PF seja de fato eficaz e contribua com bons resultados, é optar por cursos preparatórios específicos. Esses cursos contam com conteúdo baseado nos últimos concursos da Polícia Federal, permitindo que o candidato conheça todos os assuntos que provavelmente serão cobrados na prova.

A vantagem é que os recursos tecnológicos da atualidade tornam possível que esse tipo de curso seja feito online, através de aulas em vídeo e apostilas em PDF que podem ser reproduzidas em qualquer computador, tablet ou smartphone. Muitas escolas ofertam cursos nessa modalidade, entre as principais estão a pci concursos e GranCursos.

Testar todo o conhecimento adquirido nos dias de estudo em simulados e provas anteriores é uma ótima maneira de avaliar o próprio nível de aprendizado e identificar os principais erros, para posteriormente, aumentar a dedicação nas disciplinas em que a pontuação ainda não é satisfatória. Diversas páginas na internet disponibilizam esse tipo de conteúdo, nos cursos preparatórios, esse tipo de treinamento é muito frequente.

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Creampie