Como se comportar numa entrevista de emprego
|Aprenda como se comportar numa entrevista de emprego! O candidato que se destaca durante essa etapa do processo seletivo tem mais chances de ser contratado pela empresa e conquistar a recolocação no mercado de trabalho.
O número de concorrentes durante o processo seletivo é cada vez maior, estar preparado apenas para exercer a profissão não é o suficiente, é preciso saber transpassar todo o interesse pela vaga e o conhecimento na área para o recrutador no momento da entrevista.
Dicas de como se comportar na entrevista de emprego
Veja algumas dicas de como se comportar numa entrevista de emprego:
Seja verdadeiro
Antes de iniciar qualquer processo seletivo, a empresa define o perfil profissional para ocupar a vaga ofertada. Para descobrir qual dos candidatos mais se aproxima desse perfil que o recrutador aplica uma série de testes, dinâmicas e realiza a entrevista.
Nenhum dos candidatos tem acesso a esse perfil, por este motivo que inventar características e não assumir os verdadeiros pontos a desenvolver é tão arriscado. Além disso, os recrutadores possuem uma grande facilidade em perceber mentiras e comparam todos os testes e avaliações, se alguma divergência for detectada o candidato é imediatamente desclassificado.
Controle a ansiedade
É normal sentir ansiedade e nervosismo antes de passar por algum tipo de avaliação, mas no momento da entrevista de emprego é necessário controlar esses sentimentos, já que os mesmos costumam atrapalhar a comunicação e impedir que o candidato consiga se expressar bem diante dos selecionadores.
Uma boa dica é imaginar que você já faz parte da empresa, mas ainda não exerceu a função. Esse pensamento positivo fará com que o entrevistado se sinta mais seguro e não corra o risco de gaguejar ou ficar confuso diante do interrogatório que ocorre na entrevista.
Faça uma auto avaliação
A uma maneira muito eficaz de se preparar para uma entrevista de emprego é através da auto avaliação. Faça uma análise das suas qualidades como profissional e os pontos que ainda precisa desenvolver, considerando a rotina do último emprego, a opinião de antigos colegas de trabalho e os feedbacks que já recebeu.
No momento da entrevista de emprego, certamente você terá mais facilidade em expor suas características pessoais e profissionais.
Cuidado com a linguagem corporal
Sim, o corpo também fala! É preciso policiar alguns gestos e movimentos, mesmo que involuntários eles podem demonstrar ao entrevistador a sua inquietação, agitação ou insatisfação.
Postura correta: Mantenha contato visual com o entrevistador, a cabeça sempre erguida para demonstrar confiança e os dois pés no chão (não cruze as pernas durante a entrevista). É importante evitar gesticular muito com as mãos, mexer no cabelo e roer unhas, pois demonstram insegurança. O tom de voz também merece atenção, falar muito baixo causa impressão de desânimo e muito alto de agressividade.
Pesquise sobre a empresa
No momento da entrevista o selecionador irá avaliar o interesse e a vontade do candidato de fazer parte da equipe de colaboradores da empresa. Perguntas como: “Por que você quer trabalhar na empresa?” ou “O que você sabe sobre a empresa?” são frequentes.
Pesquise a empresa, procure saber sobre a sua história, missão e valores. Se possível, busque informações sobre benefícios oferecidos e converse com profissionais que fazem parte do quadro de funcionários da empresa.