Como funciona o EJA?


Saiba tudo sobre o EJA e como ele pode ajudar a incluir pessoas no mercado de trabalho

Todo cidadão precisa se colocar no mercado de trabalho para obter um sustento seu e de sua família. Além disso, o conhecimento pode levar a lugares incríveis e ajudar uma pessoa a construir uma carreira de sucesso. O EJA vem para ajudar quem não conseguiu concluir os estudos na idade comum a adquirir educação mesmo após se tornarem adultos, assim como programas como mais emprego e outros. Acompanhe conosco e saiba tudo sobre o eja.

O que é o EJA?

EJA significa Educação de Jovens e Adultos e é um tipo de ensino que visa levar o mesmo conhecimento e conteúdo regular do Ensino Fundamental e Médio, para adultos que não finalizaram seus estudos anteriormente. O programa traz um método diferente direcionado para pessoas dessa idade.

como funciona o eja

Atualmente, o EJA pode ser realizado por ensino presencial (onde o aluno vai até a escola para frequentar as aulas) ou à distância, por meio da internet e livros didáticos fornecidos pela própria escola.

Objetivos do EJA

O EJA possui diversos objetivos, todos visando levar mais educação aos cidadãos brasileiros. Mas, é possível citar alguns como: proporcionar a conclusão dos estudos a alunos que estavam afastados, oferecer facilidade para a finalização do Ensino Fundamental/Médio através de educação à distância, auxiliar na inclusão digital dos estudantes e buscar a democratização de ensino nos pais.

Como o aluno se forma no EJA?

Para obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio, o aluno precisa realizar uma prova que comprove que aprendeu as competências necessárias desta modalidade.

O interessante é que existem alguns exames, como o Encceja, que permite que pessoas que não estudam no EJA (estudando em casa por exemplo) realizam a prova. Se comprovarem que sabem o suficiente, podem obter o certificado igualmente.

Ensino Fundamental EJA

Para obter a certificação do Ensino Fundamental, é necessário acompanhar com a secretaria de educação sobre as datas da prova e os documentos necessários para sua realização. Como cito acima, o aluno pode se inscrever também no Encceja. Essa prova é realizada uma vez por ano pelo Inep e possui a inscrição gratuita.

Para participar, o aluno precisa ter no mínimo 15 anos até o dia do exame. A prova conta com assuntos de língua portuguesa, assim como redação, inglês, artes, matemática, educação física, geografia, história e ciências naturais.

Ensino Médio EJA

Além das provas descritas acima, o aluno que deseja concluir o ensino médio pode realizar também o Enem para essa certificação. Para que seja aprovado, é preciso uma nota de pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento da prova e uma nota mínima de 500 na redação.

Existem diversas maneiras de uma pessoa que acabou saindo da escola no momento regular, concluir seus estudos atualmente. Inclusive, todas essas formas de finalização do Ensino Fundamental ou Médio visam facilitar para os alunos, visto que a maioria já é adulta e possui outras responsabilidades. Assim, são oferecidos como você viu acima, educação à distância, ensino direcionado a alunos com maior idade e provas que diminuem o caminho até a conclusão do curso, como o Encceja e o ENEM. Procure uma instituição perto de você participante do programa e aproveite essa chance.

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *