Como concluir o Ensino Médio e Fundamental de Forma Gratuita


Saiba como obter a sua certificação do Ensino Básico de forma inteiramente gratuita.

Você é um dos muitos brasileiros que não concluiu o Ensino Fundamental/Médio e deseja concluir seus estudos? Então a solução é o Encceja!

O que é o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, ou simplesmente Encceja é uma prova nacional para a certificação de jovens e adultos que não puderam concluir seus estudos durante a idade escolar.

O programa foi desenvolvido pelo Ministério da Educação, oferecendo a estas pessoas a oportunidade de conquistar o almejado diploma e assim conseguirem melhores oportunidades de emprego, além de darem continuidade aos estudos, cursando cursos técnicos e até mesmo superiores.

encceja

Em outras palavras, o Encceja é um programa que simplifica o Supletivo, por isso, muitas pessoas têm aderido a este exame, pois basta prestar o exame e aguardar o resultado, diferente do supletivo, que é como as aulas convencionais de escola.

Quem pode prestar o Encceja 2018?

A prova do Encceja 2018 é inteiramente gratuita e voluntária, e deverá seguir o mesmo padrão do Encceja 2017, composta de quatro provas que contém quatro áreas específicas, divididas em 30 questões múltiplas escolha mais a redação.

O Encceja 2018 é voltado exclusivamente aos jovens e adultos que não puderam concluir seus estudos na idade adequada. Ou seja, estudantes que estejam na idade escolar adequada e desejam prestar o exame com o objetivo de “acelerar os estudos” não podem realizá-lo.

E se você é um brasileiro que vive em outro país, saiba que também é possível obter a sua certificação pelo Encceja, pois o exame também é realizado em outros países, para atender os emigrantes.

Mas, mesmo o público destinado ao Encceja deve cumprir alguns requisitos. São eles:

– Para a certificação do Ensino Fundamental, a faixa etária mínima é de 15 anos completos na data da realização do Encceja 2018.

– Para o diploma do Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos completos na data da prova.

Conteúdo do Encceja 2018

encceja 2018

Confira a seguir as disciplinas que compõem as provas do Encceja:

ENSINO FUNDAMENTAL

– Língua Portuguesa e Língua Estrangeira;

– Artes;

– Educação Física;

– Redação;

– Matemática;

– História e Geografia;

– Ciências Naturais.

ENSINO MÉDIO

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;

– Matemática e suas Tecnologias;

– Ciências Humanas e suas Tecnologias;

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Como fazer a inscrição do Encceja?

A inscrição para a prova do Encceja é gratuita e exclusivamente online, no portal oficial do Inep, que é a instituição responsável pelo exame.

É necessário informar os dados pessoais, de endereço, de contato e responder a um questionário socioeconômico.

As inscrições para o Encceja 2018 ainda não estão abertas. É possível que o início se dê com o começo do ano.

É também no portal do Inep que os participantes terão acesso ao resultado da prova. O portal também disponibiliza de forma gratuita apostilas para estudo, orientando os participantes o que estudar para o exame.

 

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *