Ciaga: Cursos, historia, programação e mais!


Entenda tudo sobre o CIAGA, um dos maiores centros de formação marítimo da América do Sul, localizado no Rio de Janeiro.

O CIAGA é o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, versão moderna da Vila Infante, uma famosa escola de formação de profissionais, voltada ao ensino militar. Sâo mais de 100 cursos que buscam estar aperfeiçoando os profissionais dentro das principais áreas necessárias no segmento. Desde cursos diretos para a parte de comando até cursos indiretos, como automação industrial, estão disponíveis.

A Marinha Mercante vem tendo centros de formação espalhados pelo Brasil desde os primórdios dos investimentos náuticos no país. Antes de 1900 já se faziam escolas para a formação de profissionais para a área, hoje, este setor só aumenta sua demanda de profissionais, principalmente aqueles de alta capacitação e formação, visando a operação industrial e o controle de elaborados sistemas operacionais.

No CIAGA, localizado em Olaria (RJ), fica o EFFOM, que é a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, ou seja, dentro do complexo Graça Aranha estão sendo formados os oficiais para trabalharem na área. O vestibular está disponível para todo aquele jovem que esteja terminando o Ensino Médio, tendo entre 17 e 24 anos.

CIAGA

O EFFOM caracteriza-se como uma opção de ensino superior de alto nível, com o aluno estando envolvido com toda didática militar e saindo com formação de Bacharel em Ciência Náuticas. Além desta formação, o aluno também fica automaticamente como reservista do Exército Brasileiro, em condição de não remunerado, ou seja, são aqueles profissionais aptos a atividade, mas que não vão exercer em carreira militar e ficam como opção de reservistas, podendo ser chamados em casos de extrema necessidade, como uma crise naval ou possível envolvimento militar em conflitos de alta demanda operacional.

Uma questão muito interessante é de que o aluno é considerado militar durante todo o processo de formação, sendo tratado com a patente de 3º Sargento, ou seja, todo o ensino é com uma conduta extremamente militar, que requer muita organização e estudo.

História do CIAGA/EFFOM

O Centro Graça Aranha foi uma das importantes construções do período de Governo Militar no Brasil, em que as necessidades náuticas mercantes vinham crescendo muito rapidamente, necessitando assim de uma maior formação de profissionais. No estado do Pará a atividade já era desenvolvida desde o início do século passado, porém uma maior demanda nas regiões sudeste e sul fez com que o CIAGA fosse construído.

O projeto foi iniciado em 1971, sendo entregue dois anos depois, em 1973, como um dos maiores orgulhos da Marinha, tratando-se de “Universidade do Mar”, com gigantesca infraestrutura voltada para os ensinos marítimos.

Mesmo sendo projetada por militares e tratando-se de uma faculdade militar, o CIAGA não apenas foi preparado para formar soldados, tendo como objetivo uma formação geral no segmento da Marinha Mercante, usando sim muitos ensinamentos militares, porém tendo como grande objetivo a conduta militar dentro deste mercado que é muito amplo e requer muitos profissionais.

Ter um diploma do CIAGA é um grande início no mercado de trabalho da marinha mercante, pois esta é tratada como uma das maiores faculdades da América do Sul voltadas a este nicho. Talvez se analisada mais a fundo, a CIAGA seja um dos principais centro de formação de profissionais para a área do mundo.

Espero que tenham curtido, até a próxima!

Recomendados para você:

No Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *