CERTIFICAÇÃO ITIL: O QUE É E ONDE TIRAR


Saiba tudo sobre o que é uma certificação itil e como fazer para tirar a sua e conseguir um lugar no mercado!

Diversas pessoas que trabalham com tecnologia – e, principalmente, com Tecnologia da Informação, o famoso “TI” – veem, constantemente, a sigla ITIL no ramo das certificações e se perguntam se ela realmente vale a pena para dar um upgrade na carreira.

 

Antes de tudo é preciso saber ITIL não é uma norma, e sim um conjunto de livros sobre boas práticas que busca promover a gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços de TI. A sigla, inglesa, significa Information Technology Infrastructure Library – e o conjunto de obras foi desenvolvido ainda nos anos 1980 na Agência Central de Computadores e Telecomunicações da Inglaterra.certificacao itil

 

Resumindo, nenhuma empresa aplica a ITIL em seu dia-a-dia, mas se orienta por ela – e, levando-se isso em consideração, vemos que é importante tirar uma certificação ITIL para conseguir cargos melhores ao longo da carreira. Afinal, quem tem gestão com foco na qualidade do serviço prestado ao cliente tem lucro, e, quando o lucro falta, toda empresa gosta de quem possa ser uma resposta a esse tipo de impasse.

 

ONDE ESTÃO OS MELHORES CURSOS PARA CERTIFICAÇÃO ITIL?

 

Uma das instituições técnicas de ensino do Brasil, o Senac, é uma das muitas que possuem o curso preparatório para a certificação itil. Lá, o curso tem duração de 20 horas e o pré-requisito básico para fazer parte dele é ser estudante (ou egresso) do curso de Tecnologia da Informação no ensino superior – e é desejável que se tenha conhecimento básico do que seja o ITIL.

 

Outra boa opção é o curso da Impacta, que visa mapear as melhores práticas de entrega no serviço de TI para melhoria da gestão de negócios das empresas. Nesse, não é obrigatório ter cursado TI na faculdade, mas o requisito é ter pelo menos noções básicas de Tecnologia da Informação para não se perder durante o processo.

 

Ambos os cursos são preparatórios, e a certificação final fica por conta do aluno. Esses e tantos outros são cursos bastante procurados, então é possível que você tenha que aguardar na fila por uma vaga. Por isso, quanto antes você se mexer, melhor. A certificação ITIL pode melhorar a carreira de qualquer profissional de TI.

Espero que tenham curtido as dicas e que consigam fazer seu curso de itil ok? Já falamos aqui também sobre o curso de linux, que é bem legal, sugiro a leitura do artigo.

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *