Artigos acadêmicos: o que é, tipos, como fazer


A ABNT faz parte da vida de todo o estudante acadêmico. Por isso, é muito importante que você esteja sempre atualizado sobre as normas da ABNT para TCC. Veja! 

Sem dúvida, os artigos acadêmicos fazem parte da vida de qualquer pessoa que esteja no meio acadêmico. Aliás, não importa se você está apenas iniciando a sua graduação ou sua pós. Afinal, até mesmo no doutorado o artigo é usado.

Assim sendo, é muito importante que você tenha um bom domínio sobre o assunto. Especialmente para quando chegar a sua hora de construir um artigo acadêmico, o desespero não o paralise. 

Não se preocupe, os artigos acadêmicos são fáceis. No entanto, é necessário conhecer sobre o assunto para ter a segurança em construir um do zero. Não se esqueça de é necessária muita técnica. Veja só!

O que é um artigo acadêmico

artigos academcos dicas

Os artigos acadêmicos são textos que apresentam resultados de forma sucinta sobre uma pesquisa realizada dentro dos padrões da metodologia científica. Por este motivo, ele também é chamado de artigo científico.

Apesar de haver diversos tipos de artigos acadêmicos, é possível afirmar que esse tipo de trabalho dificilmente totaliza 20 páginas. Eles podem apresentar sínteses de resultados de trabalhos maiores ou substituir teses e dissertações.

Tipos de artigos acadêmicos

Sem dúvida, são incontáveis os tipos de artigos acadêmicos. Por esta razão, conheça os mais populares no meio acadêmico atualmente. Confira a seguir as características de cada um:

Artigo de revisão bibliográfica

A revisão bibliográfica é um tipo de artigo muito conhecido. Nele, apesar de não haver pesquisas envolvendo resultados reais, há discussões sobre um caso e o que a literatura aponta sobre o assunto.

Por exemplo, para saber sobre o que é a apropriação e a adaptação num contexto literário, haverá uma análise do objeto e a bibliografia que dará a base da discussão. Lembre-se que não se deve afirmar nada sem embasamento.

Estudo de caso

artigos academicos

Diferente da revisão bibliográfica, o estudo de caso é um tipo de artigo que apresenta uma situação a ser estudada. É importante, inclusive, que ela represente uma demanda social.

Outro ponto diferencial é o fato de que esse tipo de trabalho investiga o problema ou hipótese em seu contexto real. Assim, a bibliografia é usada apenas para que haja base à análise que será feita.

Geralmente, esse tipo de estudo deve ser pensado da seguinte forma: Vou analisar o quê? E para quê? Assim, haverá meio caminho andado e será muito mais fácil de escrever o artigo.

Revisão Bibliométrica

Apesar de ser um termo pouco conhecido, esse tipo de pesquisa para a produção de artigos acadêmicos vem se tornando muito recorrente. Isso porque ela foca em um estudo quantitativo e que é aplicado socialmente.

Como fazer artigos acadêmicos de acordo as normas da ABNT

Os artigos acadêmicos, apesar de muitos os tipos existentes, precisam seguir um padrão estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Esse padrão corresponde a estrutura do artigo.

Vale frisar que, muito embora não sejam estabelecidos os espaçamentos, fontes e margens, é necessário que se cheque com a instituição de ensino para se adequar as normas de sua instituição de ensino. O trabalho fica muito mais organizado.

A despeito das normas, veja a seguir como a estrutura de um artigo acadêmico deve ser. É importante que você siga à risca todas as recomendações, afinal elas estão previstas pela ABNT.

Estrutura de um artigo acadêmico

A estrutura para os artigos acadêmicos deve seguir uma ordem padrão. Com ela, o seu trabalho fica mais organizado e, com isso, ganha mais credibilidade no mundo acadêmico-científico.

Pré-textual

  • Título e, se houver, subtítulo
  • Nome do autor
  • Resumo na língua do texto
  • Palavras-chave na língua do texto

Textual

  • Introdução
  • Desenvolvimento
  • Conclusão

Pós-textual

  • Título e, se houver, subtítulo em língua estrangeira
  • Resumo em língua estrangeira
  • Palavras-chave em língua estrangeira
  • Notas explicativas (opcional)
  • Referências
  • Glossário (opcional)
  • Apêndices (opcional)
  • Anexos (opcional)

De acordo com a NBR 6022/03, todos os elementos que estão inseridos no artigo precisam estar estruturados na ordem descrita anteriormente. Por isso, fique atento!

Sites de artigos acadêmicos

Para que você possa dar uma olhada em artigos acadêmicos reais e, até mesmo, usá-los como base para pesquisar e construir o seu, nada melhor do que encontrar sites apropriados. Não é mesmo?! Veja só:

SciELO

A SciELO, sem dúvida, é uma plataforma excelente para encontrar artigos acadêmicos. Seu nome é, na verdade, a sigla de Scientific Electronic Library Online, e ela se trata de uma biblioteca online com um acervo selecionado.

Google Acadêmico

O Google acadêmico é outra boa escolha para encontrar artigos acadêmicos sobre os mais diversos assuntos. Essa ferramenta possibilita a pesquisa de várias publicações e apresenta filtros para encontrar apenas o que interessa.

Agora ficou mais fácil construir artigos acadêmicos

Os artigos acadêmicos são trabalhos muito importantes, que farão parte de sua vida de estudante/pesquisador. Por isso, saber como fazer e onde encontrá-los é uma grande pedida para aprender mais sobre o assunto.

Após o conteúdo visto, chegou a sua hora de se arriscar no universo dos artigos científicos. E não se esqueça das regras da ABNT! Bons estudos!

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *