Aprender Russo – Veja como fazer!


Aprender uma língua pode ser uma tarefa complicada quando esse vocabulário não está no seu cotidiano. O mais comum, é buscar idiomas como o inglês, italiano, espanhol e francês, que apresentam muitas semelhanças com o português (sendo até mesmo mais simples que nossa língua nativa).

O russo é uma opção considerada “avançada”, pois o alfabeto muda e a estrutura da língua também apresenta muitos elementos diferentes. Para quem já aprendeu outro idioma, essa prática fica mais simples, no entanto, ainda é necessário seguir alguns padrões de estudo para o aperfeiçoamento do russo.

Língua russa

curso de russo

Em comparação ao português, a língua russa deriva de outra “família”. Enquanto o português está nos idiomas românticos, o russo traz elementos da língua eslava. Atualmente, é um dos idiomas mais populares na Eurásia, sendo difundido principalmente após a formação da União Soviética.

Essa língua eslava pertence a família linguística indo-europeia. O português está para o espanhol como o russo está para o ucraniano ou bielorrusso. Em diversas regiões, dialetos são formados com a mistura dessas línguas, algo que acontece naturalmente em fronteiras geográficas e culturais.

Como aprender russo

O primeiro passo é interpretar o alfabeto russo. São 33 letras, divididas em 11 vogais, 20 consoantes e 2 letras que não formam nenhum som, servindo apenas para aumentar ou diminuir o tom das palavras. As letras A, E, K, M, O e T tem escrita e pronúncia muito parecidas com o português, enquanto nas outras, a escrita começa a sofrer alterações e a pronúncia fica alterada.

Após conhecer o alfabeto, é importante passar a formar sílabas, juntando letras e fazendo com que a pronúncia fique mais natural. Tendo esse domínio, será fácil começar a conhecer palavras em russo.

Como toda língua, o vocabulário deve iniciar do básico. Procure revistas para crianças, em russo, fazendo com que a linguagem seja simples e de tradução mais fácil. Decore saudações, números e diferentes formas simples de se expressar na língua.

Ambiente-se com o russo

Para aprender uma língua nova, é preciso estar próximo dela. Além de estudar a gramática e a conversação, é vital assistir filmes, séries e acompanhar livros ou revistas em russo. Fazendo isso continuamente, a língua passará a aparecer de forma mais natural, facilitando o estudo e fazendo com que o aprendizado seja otimizado.

como aprender russo

Procure um curso de russo

Seja um curso online ou presencial, é muito importante ter alguém acompanhando os estudos, principalmente de uma língua de estrutura tão diferente do português. Procure por professores que tenham experiência in loco, ou seja, que já visitaram a Rússia e não tem o vocabulário engessado.

Sempre tente equilibrar o estudo da gramática e da conversação. Ambos os lados andam em conjunto e devem ter avanço semelhante. Caso estude só uma das opções, logo lacunas no ensino aparecerão e será ainda mais difícil para equilibrar a balança.

Não tenha medo de experimentar outros métodos. Caso o ensino não esteja sendo efetivo, busque uma alternativa que fique mais confortável conforme suas preferências de ensino. Mude as formas de estudo até encontrar um modelo em que consiga avançar naturalmente.

Entre os cursos online, destacam-se o Só Russo e o Curso de Russo, ambos especializados na língua.

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *