Aprender inglês sozinho: veja nossas dicas


Descubra como aprender inglês sozinho, utilizando a internet como a sua principal ferramenta. Veja onde encontrar materiais de estudo e cursos gratuitos.

Falar inglês atualmente é fundamental para qualquer pessoa. Os conhecimentos básicos nesse idioma ajudam a abrir portas no mercado de trabalho e também facilitam a tarefa de se comunicar em qualquer parte do mundo.

Aprenda inglês sozinho pela internet. (Foto: Divulgação)

Aprenda inglês sozinho pela internet. (Foto: Divulgação)

Dicas para aprender inglês sozinho

O inglês se destaca como a língua mais falada do mundo e assume o papel de idioma oficial de 54 países, entre os quais se destacam Estados Unidos e Inglaterra. Há uma média de 500 milhões de falantes fluentes em todo o planeta.

Aprender inglês é essencial para a vida pessoal e profissional, no entanto, nem todas as pessoas possuem condições financeiras de pagar uma escola particular. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que podem ser de grande ajuda para quem tem um perfil autodidata e consegue aprender um idioma sozinho. Veja:

Elabore um cronograma

Toda pessoa que tem a intenção de estudar sozinha deve planejar bem o seu tempo. Portanto, liste as atividades e elabore um cronograma, pois só assim você vai conseguir se organizar para estudar os principais tópicos do idioma.

Estabeleça um objetivo

Ninguém aprende inglês simplesmente por aprender. Essa vontade precisa nascer de um desejo ou de uma necessidade. Portanto, antes de iniciar a maratona de estudos, defina um objetivo: quer fazer intercâmbio? Quer viajar para outro país? Quer trabalhar numa multinacional? Dessa forma, você vai se sentir mais motivado.

Escolha um bom espaço para estudar

Por mais que você esteja estudando por conta própria, é muito importante definir um espaço para estudar inglês. Escolha uma área bem iluminada, silenciosa e agradável. A mesa deve conter um computador, além de fone de ouvido e microfone.

Selecione o material de estudo

É muito importante saber escolher o conteúdo para estudar. (Foto: Divulgação)

É muito importante saber escolher o conteúdo para estudar. (Foto: Divulgação)

O grande segredo para ter sucesso nos estudos está na escolha do material. Você deve usar a internet para encontrar videoaulas, arquivos de áudio, dicionários e apostilas em PDF. Muitos sites fornecem esse tipo de conteúdo de forma 100% gratuita.

No site Prime Cursos você vai encontrar um curso básico de inglês online e totalmente de graça. O conteúdo abrange verbos mais usados, conversação básica, situações cotidianas e muito mais. Depois de adquirir os conhecimentos iniciais, é possível consultar um material mais completo, fornecido pelo site BBC Languages. Na página há uma série de vídeos, áudios, dicas gramaticais, dicionários e lições gratuitas.

Aprenda se divertindo

Muitas pessoas conseguem aprender inglês sem necessariamente passar horas e horas na frente do computador assistindo videoaulas. Qual o segredo delas? Bom, elas conseguem aprender se divertindo. Isso mesmo! Para que isso seja possível, experimente traduzir suas músicas favoritas, assistir um filme em inglês sem legenda ou jogar videogame.

Converse com nativos do idioma

Aprender inglês sozinho é possível, no entanto, é fundamental encontrar uma pessoa que conheça bem o idioma para praticar a conversação e assim exercitar os conhecimentos. Se você não tem um amigo gringo, então utilize as redes sociais para encontrar nativos do idioma e conversar muito pela internet. Uma ferramenta bem interessante é o Livemocha, que funciona como uma verdadeira comunidade mundial de idiomas.

Depois de aprender inglês sozinho, você vai aumentar as suas chances de ser bem-sucedido profissionalmente e garantir uma boa vaga de emprego. Dominar o idioma também é fundamental para quem pretende fazer intercâmbio ou viagens internacionais.

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *