Anhanguera Pronatec: cursos, inscrições e mais!


Leia a matéria e saiba tudo a respeito da Anhanguera Pronatec, uma iniciativa que estimula a educação profissional em todo país. Conheça os principais cursos gratuitos e veja o passo a passo para se inscrever.

Desde 2011, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) tem ampliado as oportunidades educacionais e contribuído com a qualificação dos trabalhadores. A iniciativa do Governo Federal, no entanto, só consegue oferecer vagas gratuitas graças a parceria feita com instituições públicas e privadas, como é o caso da Anhanguera.

A Anhanguera é executora do Pronatec. (Foto: Divulgação)

A Anhanguera é executora do Pronatec. (Foto: Divulgação)

A Anhanguera Educacional é uma das mais importantes universidades particulares do Brasil. Ela oferece cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Exatas, Humanas, Biológicas e Saúde. Recentemente, o grupo começou a montar turmas para cursos técnicos gratuitos em suas unidades.

Como funciona Anhanguera Pronatec?

A parceria entre a Anhanguera e o Pronatec tem facilitado o acesso a um ensino de qualidade e reconhecido pelo mercado de trabalho. Os alunos, beneficiados pela Bolsa Formação, não precisam pagar mensalidades para participar dos cursos técnicos, que duram em média um ano e meio. O programa também concede livros exclusivos gratuitamente para dar suporte aos estudos.

O grupo Anhanguera Educacional, no âmbito do Pronatec, oferece mais de 12 mil vagas por ano em todo o país. São 30 opções de cursos técnicos gratuitos, que possuem carga horária mínima de 800 horas. Ao todo, são 70 unidades que participam dessa iniciativa, oferecendo uma moderna infraestrutura universitária para a realização das aulas.

As vagas gratuitas para cursos técnicos são destinadas às pessoas que já concluíram o ensino médio. Caso o candidato ainda não tenha concluído esse nível de escolaridade, ele deve procurar uma unidade da Anhanguera e conhecer os critérios de ingresso.

Cursos gratuitos Anhanguera Pronatec

Técnico em cozinha é uma opção de curso. (Foto: Divulgação)

Técnico em cozinha é uma opção de curso. (Foto: Divulgação)

O programa Anhanguera Pronatec trabalha com a habilitação técnica. Essa modalidade tem como objetivo desenvolver competências profissionais para atuar em uma determinada área. Os conhecimentos são exercitados na prática e os alunos são preparados para as necessidades reais do mercado de trabalho.

Os cursos grátis Anhanguera Pronatec são oferecidos nos seguintes estados: Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Entre as opções de cursos técnicos do programa, vale destacar: Hemoterapia, Gerência de Saúde, Análises Clínicas, Agropecuária, Biotecnologia, Automação Industrial, Cuidados de Idosos, Cozinha, Computação Gráfica, Informática, Logística, Meio Ambiente, Edificações, Desenho de Construção Civil, Design de Interiores, Eletrônica, Farmácia, Estradas, Prótese Dentária, Massoterapia, Química e Segurança do Trabalho. Para conhecer a lista completa de cursos disponíveis na sua cidade, basta acessar ao site www.anhanguera.com/pronatec e fazer uma busca.

Inscrições Anhanguera Pronatec

As inscrições para o Pronatec Anhanguera são realizadas no ambiente virtual Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) desenvolvido pelo MEC. Nesse ano de 2015, o período para se inscrever se estende de 24 a 27 de março. A 1ª chamada será divulgada no dia 1º de abril e o prazo de matrícula para os convocados se estende de 6 a 8 de abril. A publicação da segunda chamada está prevista para 10 de abril, sendo que o período para se matricular vai de 13 a 15 de abril. O critério de seleção adotado pelo sistema é a nota no Enem 2014. Acesse sisutec.mec.gov.br.

Bom pessoal, espero que tenham curtido as dicas ok?

Até a próxima!

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *