Abrir empresa: Quais os primeiros passos?


Vai abrir uma empresa? Não sabe por onde começar? Qual documentação é necessária? Saiba aqui como se organizar pra abrir uma empresa, quais órgãos você deverá visitar, quais os principais documentos, quais profissionais deverá recorrer e muito mais. Não perca mais tempo e saiba tudo!

O artigo de hoje é principalmente pra quem está pensando em abrir um negócio ou uma empresa mas está perdido sem saber do que precisará pra fazer isso. A seguir vamos listar as primeiras tarefas que você deverá fazer pra colocar em prática seu empreendedorismo e se lançar no mercado com sucesso.

Primeiros-passos-para-abrir-seu-Negócio-770x616

 

Os primeiros passos para abrir uma empresa

Mais do que nunca, atualmente, o empreendedorismo está super em alta, muitas ideias de negócios interessantes estão surgindo e assim com elas as startups, que é um termo em inglês para novos empreendedorismos espontâneos. As pessoas tem saído de seus empregos comuns e com suas habilidades natas ou técnicas estão abrindo seu próprio negócio mesmo que comece pequeno. A criatividade está em alta e cada vez mais vemos o começo de novas empresas surgindo, o que é ótimo para o mercado com produtos novos e mais interessantes que os existentes.

Se você está se vendo nessa situação, tem uma ideia nova, tem algum capital para investir e acha que terá boa aceitação no mercado e tem essa vontade de abrir uma empresa mas não sabe como, veio ao lugar certo, vamos agilizar o processo pra você entender com clareza por onde começar pra registrar sua empresa!

Primeiramente você tem que conhecer suas próprias características para que seu negócio tenha a sua cara, para que você possa fazer disso o seu diferencial no mercado, algo que você possa deixar a sua marca, se conheça e anote as características suas que você quer que sua empresa tenha.

Em segundo lugar você deve fazer uma pesquisa de nome e endereço pro seu negócio. Vá à Junta Comercial da sua cidade e veja a disponibilidade de nomes pra sua empresa. E logo depois também veja se o endereço que você pretende registrar seu negócio permite a realização da atividade econômica pretendida.

Procure um contatador e um advogado de sua confiança, esses dois profissionais irão agilizar muito sua vida com a burocracia junto aos órgãos e irão também te dar a consultoria necessária para cada passo; O contador irá principalmente te aconselhar com via burocrática melhor pra você escolher pro seu negócio. O advogado irá junto com você preparar o contrato social, e nesse documento conterá as principais finalidades de seu negócio, como: objetivo, ramo, aspectos societários, formação do capital social e etc.

Depois disso você deve registrar na Junta Comercial seu contrato social. Você precisará de tais documentos:

 

  • três vias do contrato social (ou requerimento de empresário individual, ou estatuto);
  • cópias autentidadas do RG e do CPF dos sócios
  • uma via do requerimento padrão
  • uma via da ficha de cadastro nacional (FCN), modelos 1 e 2
  • pagamentos de taxas através de DARF

 

Depois disso você poderá obter seu número de CNPJ através do próprio site da Receita Federal: www.receita.fazenda.gov.br 

E pronto, você já tem seus principais registros!

Esperamos que o texto de hoje tenha lhe ajudado no começo de sua empresa.

Para maiores dúvidas e sugestões nos deixem comentários, ok?

Até a próxima!

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Creampie